segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Meditações do Poeta Cacerense XXXIII

    1. A Bíblia nos revela que Deus amou o mundo de tal maneira que enviou seu único Filho para dar sua vida em nosso lugar. O sacrifício de Jesus na cruz do calvário é a única forma de alcançarmos a salvação. O que seria de nós se não fosse esse sacrifício? Estaríamos condenados a perdição. Mas, Deus inclinou-se para nós e viu o nosso sofrimento. Atendeu o nosso clamor e enviou seu Filho para nos salvar. Eis um Deus maravilhoso e cheio de bondade. 

    2. Quem sabe você tem perdido a esperança. Sua situação é difícil aos olhos humanos e você não consegue enxergar nenhuma possibilidade para sua vida. Saiba que Deus tem um plano para sua vida e oferece-lhe, através de Jesus Cristo, uma solução para o seu sofrer. Entregue teu caminho ao Senhor, confia nEle e Ele tudo fará. Aceite-O como Senhor e Salvador da sua vida e creia que Ele solucionará esse problema que parece impossível ser solucionado. Saiba que Deus sempre agirá na impossibilidade do homem. O nosso Deus é o Deus do impossível. Creia nisso e tenha esperança. 

    3. As oportunidades que o mundo oferece, as vezes parecem boas e podem até nos fazer vacilar. Mas, precisamos ter a consciência de que a nossa vida pertence ao Criador e que nossas atitudes tem um peso na eternidade. José fez uma escolha. Não foi fácil escolher. Sabia ele que a prisão e até mesmo a morte poderia lhe esperar ao recusar a oferta daquela mulher. No entanto, sabia que Deus o havia escolhido para um propósito do qual ele não conhecia, mas que acreditava. Da mesma forma, nós temos um chamado para trilhar um caminho que Deus nos orienta. Nossa vida deve estar pautada no propósito de Deus. Faça sua escolha neste momento. 

    4. A mensagem da cruz nos mostra que Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça mais tenha a vida eterna. Basta um simples gesto de aceitação e alcançará a salvação. Alguns não entendem esse mistério. Quando alguém que é tido como grande pecador e que já cometeu inúmeros delitos afirma ter encontrado perdão em Jesus Cristo alguns não acredita. Isso acontece porque, normalmente, queremos acreditar que as boas obras é que irão demonstrar a nossa salvação. No entanto, praticamos boas obras porque somos salvos, não o contrário. 

    5. Deus existe e é apresentado para nós pela sagrada escritura. O conhecemos porque Ele nos amou e a si mesmo se entregou para expiação do pecado da humanidade. Jesus Cristo, o Filho de Deus veio até nós e, sob sofrimento terrível, pagou o preço pela nossa salvação. 

    6. O coração humano, desde o seu nascimento, almeja um encontro com o seu Criador. Por mais que existam pessoas que duvidam da existência de um Criador, a natureza humana prova o contrário. Deus existe de fato e é presente no coração humano. Não é possível negar essa verdade. 

    7. O mundo contemporâneo, ainda mais do que as pessoas do tempo de Jesus, tem a seu dispor a sabedoria de Deus, mas não a reconhece. Quanto mais acontece o avanço da ciência e tecnologia mais os problemas entre a humanidade acontece. Não se valoriza a sabedoria de Deus revelada nas sagradas escrituras e a humanidade caminha a passos largos para a destruição. 

    8. Tens falta de sabedoria? Peça a Deus que a dá para todos quanto o buscam. As palavras de Jesus têm dado direção certa a milhares de pessoas que buscaram a verdadeira sabedoria. Que Deus em Cristo abra os olhos de seu coração para buscar essa sabedoria e ser uma pessoa cheia do Espírito Santo. 

    9. Pela sua natureza Deus deve ser inconcebível e inatingível pela sua criatura. De acordo com o Eclesiastes “porque Deus está nos céus e tu, na terra”. No entanto, sabemos que Ele está próximo de nós ao mesmo tempo. Como afirma Paulo “pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos”. Como pode ser possível? Pela onipresença de Deus. Ele está no céu e sua glória enche os céus e ao mesmo tempo Ele está nos nossos corações nos ajudando a vencer. Eis um mistério que a ciência e muito menos as leis da natureza pode explicar. Só a entendemos pela fé. 

    10. Todos nós necessitamos de ajuda. Desde a queda do homem no Jardim do Éden ele foi lançado de diante da face do Senhor e necessita da misericórdia de Deus para sobreviver. Ele é nosso ajudador. Ele nos protege de todo mal. Temos a proteção diária de Deus sobre as nossas vidas e se não fora assim já teríamos sido consumidos pelas hostes malignas e infernais que querem sugar nosso sangue a todo o momento. 

    11. Vivemos uma vida cheia de altos e baixos. Perigos constantes nos cercam. Inimigos invisíveis aos nossos olhos querem nos devorar a todo instante. Não seria fácil sobreviver em um mundo assim se não fora a misericórdia de Deus. Ele cuida de cada um de nós e protege dos perigos que nos cercam. Ele livra a nossa alma de ser consumida pela tristeza e pela depressão. As incertezas da vida causam-nos solidão e abatimento. Não sabemos o norte em algumas situações e só pela graça de Deus somos vencedores. 

    12. Muitas vezes sofremos a dor de uma derrota, choramos pelos sonhos destruídos por um momento de fraqueza e ficamos decepcionados com nossas atitudes. Isso é normal quando se sabe o porquê sofremos tal desilusão. Contudo, é válido lembrar que somos vasos de barro sujeitos a queda e não podemos nos desesperar quando isso acontece em nossas vidas. Afinal, quem nunca errou? Admira-me observar como Jesus agia diante de pessoas frustradas consigo mesmas. Ele agia com amor eterno mostrando que a sua missão era restaurar o ferido. Diferentemente do que costumamos fazer com nossos semelhantes e, muitas vezes, conosco mesmo. 

    13. Acredito que não há em toda a história humana uma esperança maior. Saber que o nosso Redentor vive é a maior esperança que alguém pode ter. Não existe doença, não existe sofrimento, não existe perseguição que faça um servo verdadeiro perder a esperança de dias melhores se ele confia no Redentor vivo. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário