segunda-feira, 26 de maio de 2014

Deus fala através da natureza - Parte I




Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. Não há linguagem nem fala onde não se ouça a sua voz. Salmos 19:1-3.

A natureza, em seu sentido mais amplo, é equivalente ao "mundo natural" ou "universo físico". O termo "natureza" faz referência aos fenômenos do mundo físico, e também à vida em geral. É a partir desse entendimento que pretendo tecer algumas palavras e demonstrar, à luz da Palavra de Deus, que Ele fala através da natureza. Alguns questionam o agir de Deus e diz que Ele não fala com o homem, mas podemos inferir da Bíblia que Ele tem suas maneiras de agir e que, se dermos ouvidos, Ele fala conosco.

Através de alguns exemplos bíblicos procuro nesse texto apresentar o falar de Deus através da natureza. Que possamos abrir a mente para compreendermos esse mistério. Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de suas mãos. Apenas esse versículo já seria suficiente para provar a magnitude de Deus. No entanto, temos muito mais provas de seu agir e falar com o ser humano através da natureza.

O texto será dividido em cinco partes para uma melhor compreensão do que a Bíblia diz sobre o assunto. Não pretendemos esgotar o assunto porque isso seria impossível devido a nossa limitação diante de tamanha grandeza. Mas, que através desses exemplos possamos saber que o mesmo Deus que falava antigamente está falando nos dias de hoje através da natureza.

Deus fala através do Dilúvio.

E durou o dilúvio quarenta dias sobre a terra, e cresceram as águas e levantaram a arca, e ela se elevou sobre a terra. Gênesis 7:17.
Em meio uma geração perversa Deus encontrou um homem que o servia dignamente. Noé e sua família temia a Deus. Através da natureza Deus falou a humanidade. As águas caíram sobre a terra e lavou a maldade do homem. Deus usou a natureza para mostrar o seu poder e sua indignação com a maldade do ser humano. Logo após o cumprimento de sua promessa de que destruiria o homem com as águas, Deus estabelece com Noé uma aliança. O arco-íris é um sinal da promessa de Deus de que não destruirá mais a humanidade através de dilúvio. Todas as vezes que olhamos para o colorido no céu, sempre após uma boa chuva, lembramos das palavras de Deus. Ele fala-nos através da natureza.

Ouvir a voz de Deus é fundamental para a salvação do homem. Antes do dilúvio Noé pregava o juízo de Deus e orientava as pessoas para entrar na arca e eles não deram ouvidos. Preferiram zombar do servo de Deus do que aceitar a salvação que lhes eram oferecida. Durante o ministério de Jesus aconteceu a mesma coisa. Pessoas não davam crédito a mensagem do Salvador. Assim como foi nos dias de Noé, adverte o Mestre, será também na vinda do Filho do Homem. Quantas pessoas ainda não dão crédito a mensagem da salvação. Preferem viver uma vida de pecados do que abraçar a salvação que lhes é apresentada por Jesus Cristo.

Deus está falando. Uma mensagem ao coração do pecador. Ele quer o arrependimento do ser humano de seus pecados. Ele quer salvar o perdido neste mundo. Ele anuncia, aqui e agora, o tempo oportuno para a salvação. Ouça a mensagem de Deus para sua vida. Deus fala através da natureza e você deve estar atento para ouvir a sua voz.

Deus fala através da sarça ardente no deserto.

E apareceu-lhe o anjo do SENHOR em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. Êxodo 3:2.
A sarça é uma planta espinhosa da família das fabáceas, gênero Acácia. E, através dessa árvore da natureza Deus falou com Moisés e continua falando conosco nos dias atuais. Senão vejamos: Deus utiliza uma experiência sobrenatural para falar com Moisés. A sarça ardia em chamas e não se queimava. Uma ilustração do poder de Deus que é incomparável e inexplicável. Deus fala com Moisés e leva-o a realizar uma grande obra.

Da mesma forma, Deus fala conosco através dessa experiência que Moisés teve no deserto. O grande legislador e guia do povo de Israel nos deixou como legado a Palavra de Deus a qual seguimos nos dias atuais. Ao ler essa passagem podemos ouvir a voz de Deus chamando Moisés para uma grande obra e, através dele, chamando cada um de nós para pregar o evangelho do Reino de Deus. Da linhagem de Moisés veio o Salvador Jesus Cristo. Assim como Moisés levantou a serpente de metal no deserto e todos aqueles que olhava para ela seria salvo, Jesus também foi levantado no madeiro e todos aqueles que olha para Ele alcança a salvação.

Deus usa a natureza para falar com a humanidade. Atente para a voz silenciosa de Deus a usar cada pequeno arbusto, cada pássaro, cada animal para nos mostrar sua grandeza e seu poder.

Que Deus possa continuar falando aos nossos corações através da natureza e que possamos estar atentos a sua voz. Amanhã continuaremos com mais exemplos de como Deus nos fala através da natureza. Que Deus em Cristo nos abençoe!

Texto: Odair

Nenhum comentário:

Postar um comentário