"Quem protege o amor no coração não impede que o mundo o fira; impede apenas que o mundo o transforme naquilo que ele combate." Odair José, Poeta Cacerense
Tem dias em que o mundo parece ensinar o contrário. A pressa endurece as pessoas, as decepções levantam muros e as palavras ferem mais do que consolam. Nesses momentos, manter o amor no coração não é um gesto de ingenuidade, mas de coragem.
Amar não significa aceitar a injustiça, nem permitir que nos machuquem sem limites. Significa escolher que o mal recebido não determine quem nos tornaremos. O amor preservado é uma vitória silenciosa sobre o ressentimento.
Quem guarda o amor conserva viva a esperança. Descobre que a bondade ainda é possível, que o perdão pode libertar e que a compaixão tem força para romper ciclos de ódio. O coração que ama continua enxergando humanidade onde muitos veem apenas motivos para desistir.
Custe o que custar, devo manter o amor em meu coração. Não porque o mundo sempre o mereça, mas porque minha alma precisa dele para permanecer inteira. O amor é a luz que impede a escuridão de fazer morada em nós.
Que minhas palavras sejam mais leves do que minhas dores. Que minhas atitudes sejam maiores do que minhas mágoas. E que, ao final da caminhada, eu possa dizer que as dificuldades mudaram muitas coisas em minha vida, mas nunca conseguiram arrancar de mim a capacidade de amar.
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense






