quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

7 Advertências sérias sobre a profanação nas igrejas

    Vivemos uma época em que predomina o anseio por liberdade e respeito. Essas são as palavras de ordem do momento. E, com certeza, defendemos a liberdade e ansiamos pelo respeito as diferenças. O que não podemos compactuar é com as desordens, descasos e desrespeitos oriundos desses ideais propagados em nossa sociedade. Falo aqui do que acontece em nossas igrejas. Não há mais a reverência que se faz necessária para a liturgia de um culto. Pessoas chegam a hora que quer, fazem o barulho que quer, crianças mal educadas correm pelos corredores e os pais, em vez de controlá-las, sorriem achando engraçado. Quase ninguém ajoelha para orar, a maioria não desliga o celular. Qualquer coisa que acontece no templo muitos estão tirando fotos ou filmando. Boa parte já nem prestam mais atenção no que está sendo falado porque a prioridade é as fotos e vídeos para as redes sociais. Por que vivemos essas práticas em nossos templos? Onde está a reverência de se estar no lugar sagrado? Destaco aqui 7 advertências sérias sobre a profanação nas igrejas. Se na sua igreja isso não está acontecendo, favor ignorar a minha mensagem. 

    1. Sujeira. 
    É muita falta de educação não limpar os pés para adentrar o templo. Em alguns casos, quando o culto termina é fácil ver a sujeira deixada por pessoas descuidas que nem se preocuparam em limpar os sapatos antes de adentrar o templo e deixam uma sujeira enorme. Alguns entram do jeito que vieram da rua trazendo uma tonelada de terra que fica no piso do templo. Uma verdadeira falta de educação. 

    2. Barulho. 
    Existe o horário de cada liturgia. Sabemos que nem todas as pessoas podem chegar no horário certo devido a uma série de fatores como trabalho, trânsito, imprevistos, etc. No entanto, existem uma grande maioria que, além de chegarem atrasados, ainda fazem um barulho enorme quando chegam e isso tira a atenção de quem já está cultuando a Deus. Entrar reverentemente no recinto do templo é o mínimo que se pode pedir a quem chega atrasado. Não se deve entrar correndo, pisando com força, tropeçando nos irmãos. E, fundamental, ensinar os filhos a ter esse cuidado também. 

    3. Oração. 
    Parece coisa sem sentido, mas quase ninguém mais faz oração quando chega no templo. É comum observarmos as pessoas que vão à igreja chegarem e se sentarem no banco, alguns até visualizando o celular ou folheando a bíblia. Sem contar aqueles que já chegam atrasados justamente para não terem que dobrar os joelhos. Uma vez no templo, antes de sentar-se, faça uma oração. O templo é a casa de Deus. Que prazer estar ali! Devemos iniciar nossa permanência ali falando com o dono da Casa e das Bênçãos. 

    4. Crianças. 
    Leve suas crianças para o culto de adoração a Deus, mas não as solte no templo. Não as deixe brincar , andar e correr no meio do santuário, como se a casa de Deus fosse um parque de diversão. Sim, não deixe as crianças desacompanhadas no templo, caso a igreja não realize o culto infantil. A criança não é responsável por seu mau comportamento no culto. Os adultos, seus responsáveis, são os culpados disso. O cuidado com os filhos ajudam muito o trabalho dos porteiros, diáconos e cooperadores na igreja que tem a responsabilidade de manter a boa ordem e espiritualidade do culto. 

    5. Conversas. 
    É bem constrangedor para quem está transmitindo a Palavra ou cantando quando há outras pessoas conversando e/ou cochichando nos ouvidos de outras pessoas. Em alguns casos rindo de alguma coisa. Isso virou praxe entre os obreiros e é bem deselegante tal atitude. Durante o culto, não se vire para trás, não se preocupe com quem está entrando ou saindo. Permaneça em silêncio e total reverência a liturgia do culto. Obreiros, por estarem de frente para a igreja, devem ter mais cuidados ainda sobre essas atitudes para não atrapalhar a pessoa que está fazendo uso da tribuna. 

    6. Educação. 
    Se você não tem o que fazer, não faça da casa de Deus lugar de passatempo, de lazer, de conversa, de namoro e outras coisas impróprias na igreja, como mascar chicletes, comer pipoca e/ou salgadinhos, bombons, etc. Por causa disso é que muitos cristãos estão hoje frios na fé e não sabem porque. Nada sentem nos cultos. Entristecem os verdadeiros adoradores do Deus vivo, além de escandalizarem os descrentes e visitantes. Se a antiga lei mosaica de retaliação ainda vigorasse, tais pessoas irreverentes na casa de Deus sairiam mortas do templo, diretamente para o cemitério. A pior coisa que existe é crente mal educado. 

    7. Celular. 
    Chegamos a uma época em que a tecnologia tomou todos os espaços, inclusive, nos templos. O aparelho de celular, em si, é apenas mais uma tecnologia em favor do ser humano, facilita muitas coisas e nos ajuda em quase tudo. No entanto, boa parte das pessoas já não conseguem mais viver sem as redes sociais, fruto do desenvolvimento da internet. Não conseguem ficar uma hora e meia ou duas sem ver suas mensagens, sem atender uma ligação urgente, sem ter que sair do templo para atender uma chamada ou mesmo sem ter que mexer no aparelho até mesmo sobre o púlpito da igreja. Não podemos ser escravos das tecnologias. O Senhor não nos chamou para a escravidão e, sim, para a liberdade. O tempo de Deus é sagrado e não deve ser profanado por nada deste mundo. Reveja a sua atitude em relação ao uso do celular. 

    Muitas outras coisas poderia ser abordadas aqui, mas fica para uma outra oportunidade. Para você saber que tudo o que foi dito acima tem apoio na Palavra de Deus, deixo algumas passagens bíblicas. 
    "Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade." 1 Timóteo 3:15. 
    "Mui fiéis são os teus testemunhos; a santidade convém à tua casa, Senhor, para sempre." Salmos 93:5. 
    "Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal." Eclesiastes 5:1. 
    "Acordando, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o Senhor está neste lugar; e eu não o sabia. E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus." Gênesis 28:16,17. 
    "Deus é muito formidável na assembleia dos santos, e para ser reverenciado por todos os que o cercam." Salmos 89:7. 
    "Mas o Senhor está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra." Habacuque 2:20. 

    Por fim, a Bíblia está repleta de advertências que exigem a nossa reverência na Casa de Deus. Portanto, veja como está o seu comportamento e, caso não tenha esses cuidados, procure voltar-se para Deus e preste a Ele o vosso culto racional. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário