sábado, 17 de dezembro de 2022

Exemplos de salvação por meio de Cristo

    "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos." Atos 4:12. 

    A salvação ocorre quando a pessoa se arrepende do pecado e põe sua fé em Cristo. "Não preciso ser salvo. Eu sou uma boa pessoa". Você já deve ter ouvido alguém falar assim e é possível que tenha encontrado essa atitude ao falar a alguém sobre a necessidade de salvação. Infelizmente, muitas pessoas em nossos dias, em sua grande maioria, estão tão preocupadas com seu modo de viver, e com o que querem obter da vida, que muitas vezes não se dão conta de suas necessidade de salvação. Para muitos, ser "bom" é suficiente. No entanto, a Palavra de Deus nos orienta que o "deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos" para não conhecerem a verdade. Por isso, destaco três pontos cruciais sobre a necessidade de salvação. 

    Primeiro é necessário arrependimento. "E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galileia, pregando o evangelho do reino de Deus, E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho." Marcos 1:14,15. Arrepender-se quer dizer que fizemos uma mudança fundamental em nossa vida. Para arrepender-nos, temos que sentir um pesar imenso pelos nossos pecados, que produza uma mudança radical em nossa maneira de pensar e agir. Muda-se nossa maneira de pensar acerca de Deus, do pecado, do céu e do inferno. Muda-se radicalmente ao dar uma "volta completa" em nossa maneira de viver. Todos aqueles que se voltam para Cristo experimenta uma nova vida porque, todo aquele que crê na salvação em Jesus Cristo, torna-se uma nova criatura. 

    Segundo, fé é essencial. "E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa." Atos 16:30,31. Quando Paulo e Silas pregaram em Filipos pela primeira vez, foram maltratados e encarcerados. Deus preparou uma "fuga" do cárcere mediante um terremoto. Isso não só libertou Paulo e Silas como também "salvou" o carcereiro. A comoção que esse homem experimentou, quando achou que seus prisioneiros haviam fugido, levou-o ao extremo de querer suicidar-se. Quando Paulo lhe assegurou que todos estavam presentes, o carcereiro caiu de joelhos e buscou a salvação. Note-se que Paulo estendeu a oferta de salvação não só ao carcereiro, mas a toda sua família. Em Deus não há exclusão de ninguém. A salvação é estendida a todos. 

    Terceiro, ao aceitar a salvação, convertemo-nos em filhos de Deus. "Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." João 3:3. Nicodemos era líder religioso da nação judaica, um homem muito religioso e aparentemente "bom". Ele reconhecia que Jesus Cristo era um grande mestre vindo de Deus. Jesus havia dito a Nicodemos que a bondade e a religião não eram suficientes. Ele e todos os demais deviam nascer de novo, nascer do alto, antes de poder ver o reino de Deus. O novo nascimento vem com uma experiência verdadeira que produz uma mudança genuína na pessoa. 

    As boas novas do evangelho não apenas incluem o grande amor de Deus, como também exigem uma mudança de coração, que antes estava inclinado ao pecado e agora tem o desejo de caminhar com Deus. Permita que a luz de Cristo ilumine sua vida, aceite-O e peça perdão pelos seus pecados e tenha uma vida transformada pelo amor de Deus. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário