sábado, 3 de dezembro de 2022

7 Conselhos para resistir ao dinheiro, sexo e poder

    Devemos saber que o mundo jaz no maligno e não deve ser amado e desejado, pois quem assim o faz, o amor de Deus não está nele. Precisamos saber, também, que a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a soberba da vida são frutos de uma cultura materialista, que valoriza as coisas e usa as pessoas. A vida e os seus prazeres são passageiros, mas quem faz a vontade de Deus permanecerá eternamente em comunhão com Deus. Neste sentido, destaco 7 conselhos sobre resistir os ataques do mundo, especialmente ao dinheiro, ao sexo e ao poder, e ser vitorioso em Cristo. 

    1. Não amar o mundo. 
    O crente vive em um mundo dominado por uma cultura materialista, egoísta e efêmera, mas não se deixa dominar por ele. O seu prazer é fazer a vontade de Deus. “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele” (1 João 2.15). 

    2. Não ter o dinheiro como um deus. 
    O dinheiro pode se tornar um deus ou um instrumento de bênção, tudo vai depender da forma como o crente o utiliza. “Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (Mateus 6.21). O dinheiro é útil e necessário, todavia o apego a ele pode impedir a entrada no Reino de Deus. “E o jovem, ouvindo essa palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades” (Mateus 19.22). 

    3. Saber usar os bens materiais a nossa disposição. 
    Nosso dinheiro e nossos bens materiais devem ser adquiridos mediante o nosso trabalho honesto. “Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos” (1 Timóteo 6.17). 

    4. Fugir da prostituição. 
    Deus criou o sexo para proporcionar satisfação e senso de realização, em um casamento sem mácula. “Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gênesis 2.24). O corpo do crente é templo do Espírito Santo. Precisamos honrar e respeitar esse templo. “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma” (1 Coríntios 6.12). 

    5. Buscar ter uma vida santificada. 
    Deus deseja que o seu povo se abstenha de toda e qualquer forma de impureza. “Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição” (1 Tessalonicenses 4.3). Deus é santo e exige santidade do seu povo. Por isso, devemos fugir de toda e qualquer forma de prostituição, impureza, vivendo de forma irrepreensível até a vinda de Jesus Cristo. 

    6. Tomar cuidado com a soberba e o orgulho. 
    Uma vida simples, humilde e em paz é melhor do que uma vida de poder e prosperidade alimentada pelo orgulho e pela inveja. “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda” (Provérbios 16.18). Devemos saber que o orgulho precede a ruína e afasta o crente da presença de Deus. Alimentar sentimentos destrutivos e invejosos resulta na morte espiritual do cristão. Peça a Deus que Ele lhe conceda um coração puro, humilde e quebrantado. 

    7. Não compactuar com os poderosos deste mundo. 
    Um dia, os poderosos deste mundo terão de se dobrar diante de quem tem verdadeiramente todo o poder, o Senhor, o Todo-Poderoso. “Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra mim, se de cima te não fosse dado […]” (João 19.11). O Salvador veio a fim de buscar o perdido, e não libertar os judeus do jugo romano. Jesus não priorizou o que é deste mundo, mas o que é eterno, pois os reinos e a glória deste mundo são passageiros. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário