terça-feira, 27 de dezembro de 2022

A diferença entre os verdadeiros e os falsos mestres


    "Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus; Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens." Efésios 6:6,7 

    A glória do ministério cristão está na simplicidade e sinceridade com que se prega o evangelho e na salvação e edificação dos fiéis. A igreja não pode deixar de administrar a disciplina aos que cometem pecado, para que não haja contaminação dos demais. No entanto, o tratamento com o pecador deve ser feito com atitudes corretiva, terapêutica e restauradora, visando proporcionar-lhe o arrependimento e o recomeço da vida cristã. O grande problema enfrentado pela igreja de Cristo é a proliferação de falsos mestres que corrompem as doutrinas bíblicas e causam um grande prejuízo a Obra de Deus. Sabemos que existem muitos líderes comprometidos com a Palavra de Deus e com o seu povo, mas, infelizmente, existem, também, muitos falsos mestres infiltrado na igreja, lobos em peles de cordeiros, que precisam ser desmascarados. Como podemos reconhecê-los? Existe uma fórmula bem simples para diferenciá-los. Vejamos: 

    1. O falso mestre procura obter lucro; o verdadeiro servo de Deus visa unicamente à glória de Deus. Portanto, se você observar que o seu líder só busca o dinheiro, a fama e o status em detrimento da glória de Deus, você está lidando com um falso mestre. 

    2. O falso mestre oferece um "evangelho" fácil, sem renúncia, sem compromisso, sem santidade, isto é, iludem as pessoas; o verdadeiro mestre oferece a cruz de Cristo e apresenta um caminho estreito para se chegar ao céu. Observe qual destes evangelhos o seu líder está pregando e saberá se ele é um falso mestre ou um verdadeiro servo de Deus. 

    3. O falso mestre é um emissário do Diabo. "Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira." João 8:44. O verdadeiro mestre é comissionado e preparado por Deus. "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém." Mateus 28:19,20. 

    4. O falso mestre ensina o que as pessoas querem ouvir independentemente se estão erradas ou não. "Coisa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra. Os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam pelas mãos deles, e o meu povo assim o deseja; mas que fareis ao fim disto?" Jeremias 5:30,31. O verdadeiro mestre fala não o que gostamos de ouvir, mas o que precisamos ouvir. Corrige-nos sempre quando erramos porque nos ama. "E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, E não desmaies quando por ele fores repreendido; Porque o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho." Hebreus 12:5,6. 

    5. O falso mestre tenta manter uma aparência de piedade. Ele vai sempre falar de amor, nunca de santidade ou juízo. O verdadeiro mestre irá evidenciar os frutos do Espírito. 

    Estamos vivendo uma época complicada na história da Igreja e precisamos estar atentos aos sinais que evidenciam a corrupção no seio da igreja do Senhor. Não basta sermos cristãos, precisamos ser prudentes e lutarmos pela fé que uma vez foi dada aos santos. A Bíblia já nos alertava sobre a corrupção dos últimos tempos. Portanto, não podemos cair nas armadilhas de Satanás. Que o Senhor nos ajude a termos percepção do perigo que ronda os nossos templos. Voltemos ao verdadeiro evangelho e confiemos no Senhor. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário