quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Como estudar a Bíblia

    "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." 2 Timóteo 2:15. 

    O crente consciencioso é aquele que ama o estudo da Palavra de Deus, procurando interpretá-la e aplicá-la corretamente à sua vida. Desde a queda do ser humano, Deus planejou realizar a sua vontade de recuperá-lo do seu estado pecaminoso. Ele iniciou este plano revelando-se a Si mesmo por meios capazes de alcançar a percepção humana, isto é, pela revelação natural, a obra da Criação; pela revelação escrita, a Bíblia; e pela revelação pessoal em Jesus Cristo, seu Filho, a Palavra Viva, o Verbo Divino Encarnado. Quando a pessoa lê e medita na Bíblia, ele esta em contato direto com Deus. A Bíblia é importante porque ela é incomparável. Nenhuma obra literária do mundo pode ser comparada à Bíblia. Ela é uma coleção de 66 livros que apresenta a origem do ser humano e o propósito de sua existência. 

    Por que devemos estudar a Bíblia? São inúmeros fatores que justificam a leitura e meditação da Bíblia. A Bíblia revela o Deus vivo e verdadeiro. Ela não se preocupa em provar a existência de Deus. Revela-O, porque Ele quis se fazer conhecido como o Criador e Sustentador de todas as coisas. Ele é o Deus vivo, único e verdadeiro. Além disso, a Bíblia é o guia para a salvação dos pecadores e o meio de santificação do crente. Portanto, o estudo da Bíblia nos ensina não só como podemos ser salvos da condenação do pecado, mas também, como vencer o poder do pecado ao nosso redor. Só a Bíblia indica o caminho para uma vida irrepreensível e consagrada a Deus. 

    Como estudar a Bíblia? A Bíblia não é um livro qualquer e, por isso, exige um alto grau de dedicação para que possamos compreendê-la. Dois métodos são bem eficazes no estudo da Bíblia. O primeiro é o procedimento devocional. Este método refere-se ao modo de estudar a Bíblia com atitude devocional e contemplativa. É um procedimento em que o estudante procurará através da leitura e meditação aplicar o conteúdo do texto lido à sua própria vida. Para um devocional bem sucedido leia a Bíblia escolhendo um texto em especial, um livro, ou parte de um texto; Desenvolva o ato da meditação na Palavra de Deus; Leia a Bíblia como a Palavra de Deus. O segundo procedimento é o intelectual. Esse procedimento tem a ver com o estudo sistemático das Escrituras, procurando entender o sentido das palavras, dos assuntos, dos aspectos históricos e geográficos, do literalismo e simbologia na Bíblia. Dessa forma, esse procedimento requer observação, interpretação, correlação e aplicação. 

    Por fim, a Bíblia precisa ser lida e interpretada de forma correta, mediante o texto, contexto e textos paralelos. Ao estudar um texto bíblico não o interprete sem ver o seu contexto. O contexto pode ser o que vem antes e depois do texto. Os testos paralelos são aqueles textos em outras partes das Escrituras que podem ajudar a esclarecer o texto que se quer interpretar. Ao ler a Bíblia tenha em mente que, por se tratar da Palavra de Deus, é necessário que a leiamos com temor, considerando que a Palavra de Deus é um alimento que nossa alma necessita. A leitura e meditação da Bíblia irá trazer alegria à sua alma. "Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome sou chamado, ó Senhor Deus dos Exércitos." Jeremias 15:16. Que Deus em Cristo possa nos despertar cada dia mais e nos levar à leitura e meditação da sua santa Palavra. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário