sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Meditações do Poeta Cacerense XXXIV

    1. Todos nós necessitamos de ajuda. Desde a queda do homem no Jardim do Éden ele foi lançado de diante da face do Senhor e necessita da misericórdia de Deus para sobreviver. Ele é nosso ajudador. Ele nos protege de todo mal. Temos a proteção diária de Deus sobre as nossas vidas e se não fora assim já teríamos sido consumidos pelas hostes malignas e infernais que querem sugar nosso sangue a todo o momento. 

    2. A vida não é perfeita. Temos dias tribulosos e angustiantes que pensamos até em desistir de tudo. Nada acontece como prevíamos e até mesmo as pessoas a quem nos apegamos nos viram as costas e nos deixa só. Nessas horas não conseguimos conter as lágrimas e nada parece mudar esse quadro triste de nossas vidas. No entanto, para aqueles que creem em Deus há uma esperança. Jesus Cristo. Ele é o salvador enviado pelo Pai para nos resgatar da nossa vã maneira de viver e nos garantir um lugar ao lado de Deus. Após fazer o sacrifício de resgate da humanidade, Jesus prometeu enviar-nos o Consolador. O Espírito Santo de Deus é aquele que está dentro dos nossos corações nas horas de angústias e nos conclama a buscar a presença de Deus. 

    3. A coragem permite-nos descobrir todo o nosso potencial para as experiências da vida. Isso significa identificar, inclusive, as nossas limitações, para podermos desenvolver atividades que nos permitam superá-las. Não se pode abandonar um projeto de vida ou um sonho de longos anos só porque alguém o critica ou não acredita. Tenha coragem em acreditar no impossível e realize seus sonhos com coragem e determinação. 

    4. A vida nos oferece oportunidades. Mas, na grande maioria das vezes essas oportunidades vêm em forma de escolhas que temos que fazer. É preciso abrir mão de alguma coisa que temos para alcançar outra. E, quando isso acontece é que vem o medo de arriscar. Às vezes nos acomodamos com as coisas que temos e não arriscamos coisas novas e isso pode ser prejudicial a nossa vida. As escolhas, no entanto, devem ser centradas dentro da lei da semeadura. Sabemos que tudo que plantarmos vamos colher. Então, as nossas decisões devem ser feitas com sabedoria. 

    5. Os dias são tenebrosos, os momentos difíceis, pessoas estão prostradas, outras caídas pelas sarjetas e, ainda outras estão abandonando a jornada. Porém, me alegro em ver que existem ainda alguns que estão avançando, pela misericórdia de Deus, e estão progredindo. A seara é enorme, os campos estão brancos para a ceifa, e Deus conclama os ceifeiros do tempo final. A responsabilidade é muito grande. Por isso, urge-nos estarmos debaixo das potentes mãos do Senhor para essa tarefa. Levante-se e siga-me. Que Deus nos ajude a vencer. 

    6. A coisa certa a fazer é vencermos o medo. É sair no campo de batalha confiante de que precisamos usar todas as nossas forças para vencermos na vida. Temos que conquistar a vitória. Muitos querem galgar os melhores lugares e alcançar o sucesso sem esforço. Isso não acontece. E, se em alguns casos imaginamos que isso está acontecendo, na maioria das vezes é um sucesso supérfluo e passageiro. Uma ilusão aos olhos dos incautos. A verdadeira felicidade está em olharmos com orgulho para as conquistas que tivemos com o esforça que fizemos. 

    7. Somente o Senhor é poderoso para cuidar de nossas vidas e dar-nos o alento na hora certa. Melhor é confiar no Senhor, naquilo que Ele pode fazer por nós do que na força ou sabedoria humana. Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor. Só Ele é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Sabe o segredo da vitória em sua vida? Confiar no Senhor. Entrega teu caminho ao Senhor, confia nEle e Ele tudo fará. 

    8. Quero que Deus molde as minhas mãos e as torne forte para que eu possa lutar e, com a graça de Deus, vencer as lutas do dia-a-dia. Os desafios são enormes. Os gigantes se levantam e rugem nas campinas querendo nos amedrontar. No entanto, assim como fez aquele pastor que confiava em Deus, fazemos menção do nome do Senhor e vencemos a batalha mostrando que só o Senhor é Deus. 

    9. Eis uma mensagem para os dias atuais. No Antigo Testamento o profeta tinha uma função especial porque as pessoas não tinham o que temos hoje, isto é, a Palavra de Deus. Quantas pessoas não leem a Bíblia e fica correndo atras de profecias aqui e ali. Deus pode usar, como usa constantemente, profetas para anunciar seus desígnios. Mas, não da forma que alguns ainda acredita. A Bíblia contêm todo o plano divino da salvação e não precisamos estar recorrendo aos profetas. Se Deus usar um profeta para falar conosco, louvado seja o Nome do SENHOR. Mas, quem tem o costume de ler a Bíblia todos os dias já tem a profecia em suas vidas. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário