terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Meditações do Poeta Cacerense XXX

    1. Uma voz que fala no interior do ser humano e o chama constantemente para trilhar o caminho ao qual foi destinado. Eis uma verdade básica que perpassa meu caminhar. Uma voz suave fala ao meu coração e me diz que Jesus tem um chamado especial para minha vida. O que devo fazer? Peregrinei por desertos escaldantes e vales escuros. Senti o frio da morte que tentava ceifar minha jornada e, no entanto, pude perceber a mão de Deus me protegendo dos perigos. A Graça de Deus nos mostra que, mesmo não sendo merecedores de sua proteção, somos salvos pela misericórdia de Deus. É louvável quando reconhecemos o senhorio de Cristo em nossas vidas e a Ele entregamos a direção do nosso caminhar. Sabedores de que somos meros mortais dependentes exclusivos da graça do Senhor Jesus Cristo. Por mais que possamos pensar que somos alguma coisa sabemos que se não fosse à misericórdia de Deus não estaríamos mais aqui. 

    2. Para alcançarmos o conhecimento precisamos ser humildes o bastante para aprender com os outros. Precisamos escutar os demais e dar valor as lições que vemos diariamente acontecer a nossa volta para que possamos crescer. Quando a Bíblia nos orienta a crescer na graça e no conhecimento ela se refere a dois tipos de crescimento. Crescer na graça está relacionado a busca pela misericórdia de Deus através da oração e súplica. Afinal, é de Deus que alcançamos essa graça. Crescer no conhecimento está relacionado aos estudos e compreensão dos acontecimentos a nossa volta. 

    3. Quando olhamos para os ensinos de Jesus fica notório seu mandamento de que devemos escolher entre os caminhos a nós apresentado. A figura dos dois caminhos é real. Não é fácil escolher o caminho estreito porque as dificuldades são enormes para trilhá-lo. O coração humano deseja os prazeres desse mundo e sempre almeja a satisfação das luxúrias e vaidades. Mas, esse é o caminho largo que conduz a perdição. Para os sabedores dessa verdade fica difícil ser feliz sabendo que o final desse caminho é a perdição. 

    4. O ser humano sem Deus é como uma folha seca que o vento carrega para diferentes lugares. Ele não consegue ter domínio de sua própria vida e acredita que é feliz. No entanto, todas as vezes que deita no seu leito começa a contemplar a miséria do ser humano sem Deus. É preciso saber que os que passam por essa vida sem ter o conhecimento do sacrifício vicário de Cristo na Cruz, ou que sabem, mas não O aceita como Salvador e Senhor apenas existem, isto é, passam por esta vida. A verdadeira vida é aquela em que vivemos na presença de Deus. A graça de Nosso Senhor e Salvador preenchem todo o vazio da alma e nos concede uma felicidade que palavras não conseguem expressar. 

    5. O ser humano criou seu próprio ídolo e ainda quer ser feliz. Almejam a felicidade que não é possível ser encontrada fora do salvador. O humanismo e o racionalismo fez com que o homem pensasse que já não dependia de Deus. E, ao colocar o homem no centro do universo, fez com que ele se afastasse cada vez mais do seu criador. Alguns combatentes fervorosos da religião não estão errados. A religião não consegue suprir as necessidades da alma humana. Boa parte delas escravizam as pessoas e as deixam cegas. O materialismo, por sua vez, também, não consegue atender a demanda, cada vez maior, que o ser humano precisa para viver em um mundo de ebulição. 

    6. Durante meu caminhar nessa jornada deparei-me com horas de tristezas que me faziam pensar na casa do Pai. Eu imaginava os servos que tinham todo o conforto da mesa do Senhor e eu vivendo de migalhas. Os momentos de alegrias eram raros e falsos porque não preenchiam o vazio que sentia em minha alma. Os risos eram como máscaras de uma folia sem sentido. Dias se passavam nessa eterna angústia que minavam minhas esperanças. E eu imaginava o dia do meu regresso. Regresso ao primeiro amor. Aquele sentimento tão profundo e maravilhoso que sentimos quando recebemos o abraço do Pai Celestial. 

    7. Mentir é contra os padrões morais de muitas pessoas e é tido como um "pecado" em muitas religiões. Isso acontece porque a mentira sempre causa um prejuízo. Quem está em dias com suas práticas sociais e religiosas não necessita mentir. Dentro da concepção cristã, que segue as orientações da Palavra de Deus, a mentira é condenada por Deus. Afinal, foi por causa da mentira que o pecado entrou no mundo. No Jardim do Éden, no início da criação há uma mentira que causa o distanciamento do homem, o afastando de Deus. 

    8. Não podemos nos deixar abater pelos fracassos e nem nos vangloriar pelo sucesso do dia a dia. Devemos lembrar que sempre haverá um dia após o outro. Um dia a chuva cai, no outro o sol brilha. Um dia é inverno no outro é verão. E a vida continua. As quedas acontecem. O que não podemos é ficarmos prostrados no chão. Temos que levantar, sacudir a poeira e continuar nossa caminhada. Os obstáculos existem para que possamos superá-los. A vida é um eterno aprendizado. 

    9. Deus criou todas as coisas e elas funcionam perfeitamente dentro dos designíos dEle. Aos meus olhos isso é maravilhoso. Quanto mais estudo e leio sobre as origens do universo e da vida, as filosofias e teorias elaboradas ao longo da existência humana, mais tenho convicção de que Deus fez tudo isso. E o que me deixa mais radiante é saber que Ele cuida de mim. Nas mínimas coisas do dia a dia eu posso ver as mãos de Deus agindo. 

    10. As pessoas buscam a liberdade em lugares errados. Ela não está nos bares da vida, não está nos jogos, não está nas drogas e bebidas, não está nas falsas religiões e nem na política. A verdadeira liberdade está em Cristo Jesus nosso Senhor. Quem sabe você tem andado procurando essa liberdade em diferentes lugares e ainda não encontrou. Veja a liberdade que Cristo vos oferece. Ele está de braços abertos te esperando. O alto preço da sua salvação Ele já pagou. O próximo passo é seu. E conheceres a verdade e a verdade vos libertará. 

    11. Compaixão é caracterizada pelas ações. Não adianta sentirmos compaixão das pessoas e não fazermos nada para ajudar. Deus olhou para a situação miserável do ser humano e tomou uma atitude. Com um amor grandioso Ele enviou seu único filho para morrer por nós. Essa era a única forma que existia para que pudéssemos ser salvos. A salvação não vem de nós ela é dom de Deus. Uma graça, isto é, um favor imerecido. 

    12. Todos aqueles que um dia tiveram um encontro com Jesus e passaram a viver de acordo com seus ensinamentos têm a esperança de encontrar com Ele. Sabem estes que, no futuro, todo o domínio do mundo, todos os reinos vão pertencer a Ele. Parece simples e, na verdade é. Para os que perecem parece loucura, mas para os que são salvos o futuro já está garantido. 

    13. Deus é amor. Em tudo esta verdade está explicita que até mesmo os mais simples podem perceber. Na natureza vemos a sua bondade. Na vida vemos a sua misericórdia e na salvação vemos a sua graça. Mas, apesar de tudo isso, o ser humano é capaz de rejeitar o amor de Deus e ainda questionar o juízo. Até mesmo no juízo de Deus vemos o seu amor. Depois de ouvir toda verdade do evangelho, da misericórdia de Deus, do sacrifício de Cristo para redenção da humanidade e tudo isso não ser suficiente para essa pessoa buscar a Deus, então só resta o juízo. E isso é justiça. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário