quinta-feira, 30 de junho de 2022

Orgulho espiritual é o mais arrogante de todos os tipos de orgulho II

    Nariz empinado. Arrogante. Dono de si. Melhor do que os outros. Assim é um ser humano orgulhoso e presunçoso. Em nossa sociedade vemos muitos indivíduos assim. "Você sabe com quem está falando?" "Ah se fosse comigo!" Esse tipo de gente está em nosso meio. E, tratando-se da esfera espiritual é o pior tipo que existe. Destarte, vejamos a consequência deste mal em nosso meio. 
 
    Na Bíblia, a Palavra de Deus, encontramos o inverso da arrogância e orgulho. Paulo escrevendo aos Romanos orientou-os a serem humildes. "Digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação..." Romanos 12.3. Isso nos mostra que devemos ser humildes e não arrogantes. Devemos ter em nós o mesmo espírito que tinha o nosso Senhor. 
 
    Jesus contou uma parábola sobre um fariseu que se sentia superior aos outros. Orando de forma fervorosa ele agradecia por "não ser igual aos outros pecadores". O cúmulo da prepotência. Orgulho espiritual é o mais arrogante de todos os tipos de orgulho. E, o orgulho pode ser um problema para todos nós. Devemos tomar muito cuidado para não olharmos os outros com olhar de superioridade como se fôssemos melhores do que eles. O fariseu da parábola de Jesus olhou de cima para baixo. Ele se achava melhor do que ladrões, injustos, adúlteros e cobradores de impostos quando, na verdade, ele nem pensava em arrependimento. O pecador, por outro lado, nem mesmo conseguia erguer os olhos ao céu, mas suplicava a misericórdia de Deus e foi atendido. 
 
    Que tenhamos muito cuidado em nosso viver. Não podemos achar que somos melhores do que os outros. Cada um tem uma função na obra do Senhor. Que Deus nos ajude em nossa caminhada. 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário