segunda-feira, 13 de junho de 2022

Meditações do Poeta Cacerense XIII

    1. A obediência é um aspecto do caráter cristão indispensável ao cumprimento da vontade de Deus na vida do ser humano. O cristão que deseja fazer a vontade de Deus deve estar preparado para mudanças profundas em todas as areas da sua vida. Não dá para sermos cristãos e praticarmos as mesmas coisas que a maioria das pessoas praticam. É preciso que sejamos diferentes em meio a essa sociedade cada vez mais corrompida pelo pecado. E, obedecer os preceitos de Deus, é o segredo de uma vida diferente. 
 
    2. Só o poder do Evangelho de Cristo é capaz de transformar e aperfeiçoar o caráter humano. Quando uma pessoa aceita a Cristo como Salvador de sua alma, experimenta, imediatamente, uma profunda modificação em seu interior. Essa mudança é demonstrada não apenas nos relacionamentos, mas também nas escolhas, atitudes e responsabilidades assumidas durante a sua nova vida. Se alguém ainda duvida de uma transformação da sociedade, digo que ela só acontecerá se voltarmos para o Senhor Jesus. 
 
    3. A humildade de espírito predispõe o ser humano para o serviço de Deus, tanto na igreja como na sociedade. Precisamos ter uma vida diferente e que faça sentido a nossa existência. E, para sermos uma pessoa segundo o coração de Deus, é necessário conhecê-Lo e viver intimamente com Ele, obedecendo-O em tudo. Se tivermos uma vida meia boca, um passo lá e outro cá, nunca atingiremos a maturidade cristã necessária para uma vida que faça a diferença neste mundo. 
 
    4. Aprenda uma coisa: Deus usa a todos que se dispõem a servi-Lo, a despeito de suas fragilidades. O Senhor ainda chama pessoas que tenham determinação para aceitar, desenvolver e cumprir cabalmente sua sagrada missão neste mundo, que demanda a fé, coragem e persistência. Que possamos nos colocar na brecha e sermos achados por Deus para fazermos a sua obra neste mundo. Os céus agradecem a nossa disposição para a tarefa. 
 
    5. Devemos confiar no Senhor. Os que confiam no Senhor são vitoriosos, mesmo diante de circunstâncias desfavoráveis. Para isso devemos, em nossa vida cotidiana, orar e confiar inteiramente no Senhor. Somente assim desenvolveremos em nosso caráter a sensatez, a paciência e a fé necessárias a uma vida vitoriosa na presença de Deus e das pessoas. Quer ter uma vida vitoriosa? Confia sempre no Senhor! 
 
    6. Os passos de uma pessoa boa são guiados pelo Senhor; e sua retidão será retribuída com bênçãos e prosperidade. Se queremos ter uma vida nos moldes da Palavra de Deus é necessário desenvolvermos um caráter de retidão a Deus. Precisamos sermos virtuosos, piedosos e bons. Só vamos conseguir praticar essas virtudes se entregarmos, de fato, a nossa vida ao Senhor e deixá-Lo mudar a nossa natureza para sermos usados em sua obra. Coloquemo-nos, pois, diante de Deus para que nos transforme e nos molde segundo sua santa vontade. 
 
    7. Todo cristão deve influenciar a sociedade em que vive, por meio de atitudes que enalteçam o nome do Senhor. Veja bem que eu disse influenciar e não ser influenciado. A sociedade onde estamos inseridos precisa ver em nós a luz de Cristo e a graça do Senhor para salvação de todos. Nossa maior responsabilidade é mostrar à humanidade a integridade e beleza do caráter de nosso Senhor Jesus Cristo. Isso é o nosso dever e não podemos fugir dessa grande responsabilidade! 
 
    8. As adversidades não podem esmorecer a fé de um cristão corajoso e completamente submisso ao Senhor. Quando nos depararmos diante de indecisões acerca do caminho a trilhar devemos refletir sobre as nossas escolhas. O melhor sempre será tomarmos o caminho da confiança incondicional em Deus. Através de uma fé inabalável no Senhor a nossa jornada torna-se determinada e transformadora. 
 
    9. Precisamos aperfeiçoar nosso caráter. O Senhor Jesus continua trabalhando na vida daqueles que se entregam a Ele de todo o coração, capacitando-os para toda boa obra. É o Espírito Santo que transforma o caráter do cristão que a Ele se entrega incondicionalmente. O nosso comportamento cristão deve estar sempre em sintonia com nossas convicções cristãs. Isso pode fazer a diferença nessa geração. 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário