quinta-feira, 9 de junho de 2022

Meditações do Poeta Cacerense XI

      1. É importante sabermos que temos um Deus que pode todas as coisas. Um Deus que faz o impossível. Mas, precisamos saber que é necessário remover a pedra para o milagre acontecer. O significado em hebraico do nome Lázaro é “Deus ajudou”. Note bem que não é Deus fez, mas Deus ajudou. Queremos que Deus faça as coisas por nós e, às vezes, Deus só quer nos ajudar. O que impede recebermos as bênçãos de Deus são as pedras no caminho. 
 
    2. A vida oferece-nos momentos de alegrias e tristezas sendo que, para uns os momentos de alegrias são maiores que os momentos de tristezas e, para outros, acontece o inverso. O que importa é o que fazemos do aprendizado que temos desses momentos na nossa vida. 
 
    3. O coração humano, desde o seu nascimento, almeja um encontro com o seu Criador. Por mais que existam pessoas que duvidam da existência de um Criador, a natureza humana prova o contrário. Deus existe de fato e é presente no coração humano. Não é possível negar essa verdade. 
 
    4. O ser humano dominado pelo espírito do capitalismo está conduzindo a terra para a destruição. E, então martela em nossa mente a pergunta: O que é o homem para que dele te lembres? Se não fosse a misericórdia de Deus já teríamos sido consumidos pela destruição. Coloca-se a culpa em Deus pelas calamidades e catástrofes e questionam onde está Deus quando isso acontece. No entanto, deveriam olhar para a destruição que o próprio ser humano faz para suprir suas ambições de poder e luxúria. 
 
    5. Não permita que o desânimo destrua sua paz. Acredite que o dia pode ser maravilhoso apesar dos sofrimentos. 
 
    6. Todos os dias antes de me levantar eu sei que um novo dia me espera. Não sei o que me reserva esse dia. Muitas coisas podem acontecer. Coisas boas e coisas ruins. A única certeza que tenho é que preciso estar preparado para enfrentar as dificuldades e me alegrar com as bonanças. Todos nós temos essa oportunidade todos os dias. A diferença está nas nossas atitudes. 
 
    7. Durante nossa jornada nessa vida é preciso, constantemente, pararmos e fazermos uma introspecção de nossas atitudes diante das situações. Quando olhamos para dentro de nós mesmos somos capazes de observarmos se estamos na direção certa ou se estamos nos desvirtuando do caminho. Tomando essa atitude conseguiremos ser pessoas capazes de superar nossas próprias limitações e vencermos as dificuldades que sempre aparecem na nossa vida. 
 
    8. Para alcançarmos o conhecimento precisamos ser humildes o bastante para aprender com os outros. Precisamos escutar os demais e dar valor as lições que vemos diariamente acontecer a nossa volta para que possamos crescer. 
 
    9. A verdadeira vida é aquela em que vivemos na presença de Deus. A graça de Nosso Senhor e Salvador preenchem todo o vazio da alma e nos concede uma felicidade que palavras não conseguem expressar. 
 
    10. A Graça de Deus nos mostra que, mesmo não sendo merecedores de sua proteção, somos salvos pela misericórdia de Deus. É louvável quando reconhecemos o senhorio de Cristo em nossas vidas e a Ele entregamos a direção do nosso caminhar. 
 
    11. Que Deus em Cristo possa nos ajudar nas nossas escolhas diárias. Que não sejamos mal agradecidos sobre as coisas que acontecem conosco. Deus tem um propósito na vida de cada um de seus filhos. 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário