sábado, 18 de junho de 2022

Como vencer o mau uso da tecnologia

    "E tu, Daniel, fecha estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará". Daniel 12.4. 
 
    Muito provavelmente esse tempo chegou. A tecnologia, com todo o seu aparato utilitário, pode ser bênção ou maldição. É dever de cada um de nós examinar tudo com sabedoria e só utilizar o que convém. O século XX trouxe ao mundo mais invenções e projetos tecnológicos do que qualquer outra época da História. Então, sem sombras de dúvidas, podemos estar vivendo o tempo que Deus mostrou ao profeta Daniel, isto é, o tempo do fim. 
 
    A tecnologia atingiu um ponto tão alto na evolução material, que a ciência vem sendo endeusada em todo mundo. Mas, e quanto a Igreja de Jesus Cristo? O que devemos fazer em relação a tecnologia? Como cristão, estamos inseridos na sociedade e não podemos viver de forma isolada. No entanto, por sermos cristãos, devemos saber usufruir da tecnologia de forma prudente e com sabedoria. Nem tudo nos convém. Como, então, evitar a má utilização da tecnologia? A Bíblia nos orienta em relação a isso. Vejamos: 
 
    1. Examinando tudo, mas só retendo o bem. "Examinai tudo. Retende o bem". 1 Tessalonicenses 5.21. Nesse versículo somos orientados a discernir a cultura de nosso tempo e retermos somente aquilo que é bom, santo e agradável, justo e útil para o nosso crescimento espiritual. Examinar fala de cuidado especial para saber discernir o que é proveitoso e eficaz. Temos a mente de Cristo e devemos buscar sempre a sabedoria do céu para vencermos as tentações. A vida moderna está vinculada à informação e à imagem. A cultura secular tornou-se mais visual do que dialógica, e a internet é uma das grandes representantes dessa nova cultura que une comunicação, tecnologia e representação gráfica. Por isso, o cuidado com o que vemos na internet é fundamental para mantermos uma vida espiritual nos princípios da Palavra de Deus. A concupiscência dos olhos nunca esteve tão poderosa como agora. Por isso, só pela misericórdia do Senhor para vencermos o mal. 
 
    2. Valorizando o que é correto. Devemos saber que nem tudo é imundície ou trevas nos meios de comunicação. Há muitas coisa útil, até mesmo para a a vida cristã. Na internet, por exemplo, há estudos bíblicos e mensagens que, antes, ficavam ao alcance apenas dos eruditos. Hinos são disponíveis em canais de vídeos e a Bíblia online pode ser acessada de qualquer aparelho de smartphones. Se soubermos utilizar, podemos sintonizar rádios cristãs com conteúdos espirituais saudáveis a nossa vida espiritual a todo instante. Por isso, precisamos examinar todas as coisas com muito cuidado e discernimento "E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento. Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem." 2 Coríntios 2:14,15. 
 
    3. Avaliando aquilo que deve ocupar a nossa mente. "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." Filipenses 4:8. Aqui está o segredo para vencermos o mau uso da tecnologia. O problema não está nos aparelhos, seja de TV, rádio, computador ou smartphones, e sim, em nossa mente. Devemos ocupar nossa mente no que agrada a Deus. A pessoa pode ocupar o seu tempo lendo um texto bíblico, um livro com conteúdo espiritual, ouvindo belos hinos ou ficar vendo vídeos impróprios na internet. Isso é uma escolha do indivíduo. Quando colocamos em nós o propósito de servirmos a Deus fazemos a escolha certa. E, a Palavra de Deus nos orienta quanto a essa decisão: "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite." Salmos 1:1,2. Meditar na Palavra de Deus nos ajudará a vencermos o mau uso da tecnologia porque ela estará na nossa mente o tempo todo. 
 
    A tecnologia não é um fim, mas um meio a serviço do ser humano. Cabe aos cristãos discernir entre o bem e o mal. Tudo o que é útil e proveitoso, o Diabo tenta destruir, inclusive vidas. Porém, com o poder de Deus em nossas vidas, podemos vencer os desafios do mal "Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece." Filipenses 4:13. Que Deus em Cristo nos ajude nesses últimos dias da Igreja na face da Terra. 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário