segunda-feira, 25 de julho de 2022

Onde está a justiça no mundo?

    "E o que é que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus?" Miquéias 6.8 
 
    Por que alguns possuem muito e muitos possuem tão pouco? Com certeza, essa pergunta já foi feita milhares de vezes. As pessoas exigem justiça quando se inteiram de que uma ditadura cruel oprime as massas pobres. A justiça, no entanto, parece estar ausente quando se contempla um bebê no berço do hospital, seu corpinho convulsionado passando pelo processo de rejeitar o hábito da droga adquirido enquanto estava no ventre da mãe viciada ou uma criança abandonada a própria sorte. Ao ver essas injustiças, alguns rejeitam a realidade do governo de Deus no mundo. Mesmo assim, é possível para o cristão ver a justiça. 
 
    Deus rejeita a hipocrisia. Algumas pessoas são peritas em ostentar religiosidade. Sabem exatamente o que devem dizer e quando dizê-lo. Sabem quais palavras e ações impressionam os outros e as fazem parecer "santas". No entanto, até que ponto Deus se impressiona com essas demonstrações? O próprio Senhor nos responde: "De que me serve a mim a multidão dos vossos sacrifícios, diz o Senhor? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; não folgo com o sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes." (Isaías 1.11). Insatisfeito com tanta hipocrisia o Senhor desabafa dizendo que "está cansado de receber essas falsas oferendas". O que Ele exige é arrependimento: "Lavai-vos, e purificai-vos. Tirai a maldade dos vossos atos de diante dos meus olhos! Cessai de fazer o mal!" (Isaías 1. 16). 
 
    Deus exige justiça. Quando alguém pede desculpas não quer dizer que aquela pessoa se arrependeu de fato. Deus, em sua infinita sabedoria sabe que muitos professam um falso arrependimento para ficar bem diante dos outros. No entanto, o que o Senhor exige de nós é um genuíno arrependimento e um retorno aos princípios da sua Palavra. Deus exige justiça. Não podemos amar apenas da boca para fora. Nosso amor não deve ser em palavras, mas em ações que transforme a sociedade. É preciso "aprender a fazer o bem". 
 
    Deus oferece perdão. Deus é um Deus de justiça absoluta e misericórdia abundante. Sua misericórdia não tem fim e é a causa de não sermos consumidos. "Ele te declarou, ó homem, o que é bom. E o que é que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus?" (Miquéias 6.8). Ao examinarmos a misericórdia de Deus, a pergunta que nos vem à mente é: "Se Deus está tão disposto a perdoar o pecado, por que as pessoas continuam a pecar?" A resposta é que Deus deu a cada um livre arbítrio para aceitar ou rejeitar a misericórdia e, infelizmente, muitos tem rejeitado essa graça e permanecido na prática da iniquidade. 
 
    Por mais que tentemos, nunca poderemos impressionar a Deus com nossas "obras". É triste, mas muitos pensam que se uma pessoa consegue acumular suficientes boas obras, estas compensarão as más obras cometidas. Entretanto, o que interessa a Deus é o serviço sincero inspirado no coração. Deus quer justiça verdadeira e um coração humilde. Devemos pedir perdão se em nossa vida existir um pouquinho que seja de hipocrisia. Deus nos perdoará e nos restaurará porque nos ama muito. 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário