quarta-feira, 27 de julho de 2022

7 Características que provam quando a pessoa tem um caráter doentio

    Caráter é o conjunto das qualidades boas ou más de um indivíduo que determina sua conduta em relação a Deus, a si mesmo e ao próximo. Essas especificidades são responsáveis pela maneira como uma pessoa age, regulando suas escolhas e decisões. O caráter de uma pessoa, portanto, não apenas define quem ela é, mas também descreve seu estado moral e a distingue das demais de seu grupo. Como vivemos em uma sociedade onde muitas coisas estão acontecendo e já não se tem mais o respeito pelos valores morais, precisamos, enquanto cristãos, sermos e agirmos de forma diferente. O nosso caráter deve ser moldado pelo exemplo de Jesus Cristo. Infelizmente não é isso que estamos vendo em nosso meio. Mas, como identificar uma pessoa pelo seu caráter? Existem características que provam quando a pessoa tem um caráter doentio, que destoa das ordenanças de Cristo. 
 
    1. Mentira. 
    A primeira características é, infelizmente, uma bem presente em nosso meio. Quanta falsidade! Quanta hipocrisia! Há muitas formas de mentira. Uma informação falsa passada como se fosse verdadeira constitui uma mentira. Alguém já disse que a mentira é qual cabo de ferramenta que dá em qualquer uma delas. É um tipo de pecado que permeia toda a raça humana em todas as épocas, culturas e civilizações. A mentira é do Diabo. Mas, Cristo é a Verdade que liberta e conduz o homem a uma vida pautada na realidade.
 
    2. Insensibilidade moral. 
    O pecado tem subtraído do ser humano toda a sua sensibilidade concernente aos princípios e valores morais. Sem que se perceba, sua natureza moral é corrompida, seu coração é endurecido e sua consciência é cauterizada. É nesse ponto que o ser humano se torna insensível à voz do Espírito, passando a praticar todo tipo de pecado, entristecendo ao Todo-Poderoso. "Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo." Efésios 4:31,32. Portanto, é dever de todos os crentes observarem os limites estabelecidos pela Palavra de Deus, para que vivam “como astros no mundo”. 
 
    3. Permissividade. 
    É o que acontece quando o ser humano não resiste às forças do mal. Há crentes aceitando e outros até buscando no comércio e na sociedade, o que Jesus terminantemente rejeitou no deserto. Tudo tem sido permitido em nome de uma liberdade. No entanto, estamos vendo um conformismo com o mundanismo em nosso meio. Já não conseguimos distinguir as verdades bíblicas porque nada pode ser proibido. 
 
    4. Malícia. 
    As palavras são o instrumento pelo qual o ser humano manifesta seus pensamentos, sentimentos, ideias e desejos, conforme as circunstâncias em que vive e com que se defronta. O que o homem pensa e fala reflete seu caráter. A malícia é um pecado que macula e subverte o caráter cristão. Os maliciosos geralmente pensam e falam o pior acerca dos outros e veem maldade em tudo. Para os tais, nada é puro. A fim de estarmos comprometidos com os valores celestiais, a Palavra de Deus nos admoesta a abandonarmos definitivamente toda malícia. "Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros. Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo." Tito 3:3-5.
 
    5. Concupiscência. 
    Trata-se dos desejos desenfreados, malignos, impuros, corruptores e pecaminosos que afetam o caráter do homem. A concupiscência se manifesta mediante o desejo descontrolado pelas coisas naturais desta vida a ponto de conduzir o indivíduo à satisfação desses impulsos por meios imorais e ilícitos. "Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte." Tiago 1:13-15. A Bíblia afirma que a única maneira eficaz de se vencer a concupiscência é andar no Espírito. 
 
    6. Cobiça. 
    A cobiça é um desejo impetuoso e desequilibrado de adquirir bens materiais, inclusive alheios. A prática da cobiça leva o homem à dívida, ao roubo, à desonra, ao egoísmo, à fraude e, até, ao homicídio. "Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores." 1 Timóteo 6:10. No mundo capitalista onde os valores já não são importantes e sim o status e a fama, a cobiça tem cegado a mente de muitos e levado-os as práticas inescrupulosas para obterem essa fama a qualquer custo e satisfazerem suas cobiças.
 
    7. Ambição. 
    O lado negativo da ambição é o desejo incontrolável de obter bens materiais ou posições, mesmo que a pessoa já possua essas e outras coisas. Esta atitude é o primeiro passo para que entre no coração do homem o orgulho. Deus, porém, aborrece tais coisas. A ambição torna o homem egoísta, rebaixa seus valores e transforma a sua maneira de agir com os seus semelhantes. 
 
    Quando uma pessoa aceita a Cristo como Salvador de sua alma, experimenta, imediatamente, uma profunda modificação em seu interior. Essa mudança é demonstrada não apenas nos relacionamentos, mas também nas escolhas, atitudes e responsabilidades assumidas durante a sua nova vida. A Bíblia afirma que "se estamos em Cristo somos novas criaturas, as coisas velhas já passaram e eis que tudo se fez novo". Sendo assim, é inadmissível que um Cristão que se diz servo do Senhor, tenha um caráter doentio. Vá se converter. 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário