sexta-feira, 29 de julho de 2022

Meditações do Poeta Cacerense XVI

    1. Devemos em nossa vida cotidiana orar e confiar totalmente no Senhor. Somente assim desenvolveremos em nosso caráter a sensatez, a paciência e a fé necessárias a uma vida vitoriosa na presença de Deus e dos homens. Quando confiamos no Senhor alcançamos a devida orientação para prosseguirmos e vencermos as lutas e desafios desta vida. 
 
    2. Todo cristão deve estar firmado na fé e na doutrina cristã. Não podemos perder nenhuma oportunidade de estarmos na presença de Deus. Orar, ler a Bíblia e frequentar as reuniões cristãs devem fazer parte do nosso cotidiano. Sendo dedicados na presença de Deus receberemos orientações fundamentais para o nosso crescimento espiritual. 
 
    3. Viver em santidade não é fácil, mas é possível, pois o Espírito Santo que em nós habita quer operar a santificação. É indispensável que o cristão seja santificado para poder andar na presença de Deus e habitar com Ele no porvir. Não adianta ser membro de uma igreja aqui, e, depois, enfrentar o Juízo Final, por haver desprezado a santificação e vivido fora da vontade de Deus, que é a nossa santificação. 
 
    4. Quando estivermos indecisos acerca do caminho a trilhar é melhor tomarmos o caminho da confiança incondicional em Deus. A fé inabalável no Senhor vai nos capacitar a sermos determinados e atuantes. Essas virtudes são necessárias a todo cristão e estão disponíveis e ao alcance de todos aqueles que desejam ter uma vida vitoriosa e, estejam dispostos a viver sob a soberana vontade de Deus. 
 
    5. O amor cristão precisa ser demonstrado no dia a dia por todos os crentes, para que possamos alcançar os perdidos para Deus. Sem amor, não se evangeliza, não se discípula. O amor leva-nos a realizar a obra missionária e a evangelizar. Através dele, podemos louvar e adorar a Deus em "espírito e em verdade". O verdadeiro cristão não sai fazendo "arminha" por ai e nem pregando o ódio. Essa não foi a orientação deixada por Jesus aos seus seguidores. 
 
    6. Todos nós precisamos aperfeiçoar nosso caráter. O Senhor Jesus continua trabalhando na vida daqueles que se entregam a Ele de todo o coração, capacitando-os para toda boa obra. Fomos chamados e escolhidos por Deus para fazermos a diferença neste mundo. O Espírito Santo transforma o caráter do crente que a Ele se entrega incondicionalmente. 
 
    7. Deus determinou que o ser humano deve trabalhar para se manter. Após a queda, no Éden, o trabalho passou a ser desgastante mental e fisicamente. Todavia, o mesmo não deixou de ser uma bênção. O cristão deve ser um exemplo no labor diário, honesto e dedicado, para que, sendo "sal da terra" e "luz do mundo", glorifique a Deus com o seu serviço. Em outras palavras, o cristão não deve ser um preguiçoso. 
 
    8. Sem oração, jamais haveremos de mover a mão de Deus para que haja sobrenaturalmente, no mundo, por intermédio de seu povo. O Senhor procura pessoas que se coloquem na brecha, que intercedam, com o coração contrito, por um avivamento espiritual no meio de seu povo e, aconteça salvação de almas. É chegado o momento de buscarmos, ainda mais, a presença de Deus. 
 
    9. A Igreja espera, a qualquer momento, a volta de Jesus para levá-la à glória celestial. Os mortos ressuscitarão primeiro e subirão ao encontro do Senhor nos ares. Logo em seguida, os que estiverem vivos serão transformados e arrebatados para encontrar-se com Ele nos ares. Temos uma viva esperança e aguardamos ansiosos por esse momento tão maravilhoso. 
 
    10. A leitura da Bíblia é o nosso alimento cotidiano; não podemos passar nem um dia sem ler e meditar na Palavra de Deus. Tem você lido regularmente a sua Bíblia? Ela é o seu consolo espiritual? Ou não passa a Palavra de Deus de um simples acessório em sua estante? É hora de nos voltarmos, com mais empenho e amorosa dedicação, ao Livro de Deus. Sem isso, o cristão está fadado ao fracasso espiritual. 
 
    11. Muitos cristãos estão sofrendo com o sono espiritual, a indiferença e o despreparo. No entanto, Deus nos tirou "da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor". Não andamos mais "de noite", no sentido espiritual. Andamos na luz e temos comunhão uns com os outros. É preciso resplandecer "como astros" no meio de uma geração perversa. O Senhor nos chamou para fazermos a diferença neste mundo. 
 
    12. "O melhor dos santos pode ser tentado pelo pior dos pecados" (Mattew Henry). Através da graça divina, podemos vencer as tentações e ter uma vida santa diante de Deus e dos homens. Se as tentações são fortes, temos abundantes promessas divinas que nos asseguram a vitória; podemos resisti-las com a Palavra de Deus. "É verdadeiramente sábio aquele que faz a vontade de Deus e renuncia à sua própria vontade" (Tomás de Kempis). Mantenhamos uma vida disciplinada e evitaremos, assim, o pecado que tão de perto nos rodeia. 
 
    13. Na vinda de Jesus, só os crentes irrepreensíveis irão ao seu encontro. A santificação é o único meio pelo qual essa vida irrepreensível pode ser alcançada. É necessária a vigilância, a oração, a leitura da Bíblia, e a obediência incondicional aos princípios sagrados, que são a base da conduta cristã. A santificação do crente envolve todo o seu ser e todas as áreas da sua vida, para que seja irrepreensível na vinda de Jesus. Sem ela, ninguém verá o Senhor. 
 
    14. Confiar em Deus é estar convicto de que Ele está no comando de todas as coisas. Confia tu inteiramente em Deus? Ele se acha ao nosso redor, levando-nos a viver triunfantemente. Basta confiar em Deus e crer em suas promessas que "são mui ricas e infalíveis para nos valer". É por isto que, em nossos cultos, louvamos a Deus, proclamando: "firmes nas promessas do meu Salvador"
 
    15. Muitas pessoas não entendem porque Deus permite aos ímpios fazerem todos os tipos de males, crueldade, atrocidade, violência e tudo o que é pernicioso e desumano. Mas, pela Bíblia, entendemos que é só uma forma de Deus trabalhar, e de tempo para que seu plano seja estabelecido no universo. Os ímpios serão punidos com a justiça divina no tempo de Deus. 
 
    16. Os sinais preditos na Bíblia indicam a iminente vinda de Jesus para buscar a sua Igreja. Como servos de Deus, devemos vigiar e orar. Na verdade, o crente fiel deve esperar a vinda de Jesus com vigilância, irrepreensibilidade e santidade. Não deve impressionar-se e deixar-se influenciar por profecias ou "revelações" que marcam a data da volta do Senhor. Estejamos, pois, devidamente apercebidos para o aparecimento de nosso Senhor Jesus Cristo em glória. 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário