sábado, 23 de julho de 2022

Meditações do Poeta Cacerense XV

    1. O mundo não pode renascer até que o ser humano passe pelo novo nascimento e tenha paz com Deus. A grande verdade é que existe uma tendência do ser humano em acreditar que pode, através de seus esforços, mudar a situação caótica, do ponto de vista espiritual, na qual se encontra a humanidade. No entanto, não pode. Desejaríamos que não houvessem guerras, crimes e violência. Mas, essas coisas acontecem por causa do pecado que habita o ser humano. Ele é pecador por natureza. Por mais que não queira fazer o mal acaba praticando a maldade com seus semelhantes e consigo mesmo. E só existe uma maneira de mudar isso. Através de Jesus Cristo. Portanto, é um exercício de fé porque precisamos acreditar no poder de Jesus Cristo para mudar o ser humano. Só através do arrependimento é que a pessoa que se aproxima de Deus recebe o perdão dos pecados e torna-se, então, uma nova criatura. A partir desse momento, essa pessoa, agora regenerada, passa a viver uma vida dentro das vontades de Deus e, por ter um coração transformado, fazer as coisas certas. Fora dessa transformação e entrega não existe condições do ser humano fazer coisas boas. 
 
    2. A vida cristã é dura e difícil. Ou alguém acha que amar o seu inimigo é coisa fácil? Não é. Portanto, sem essa de achar que ser cristão é coisa fácil. Em tempos que se prega o ódio as pessoas que pensam o contrário, devemos olhar para o exemplo do Senhor Jesus Cristo e ver o quanto Ele pregou o amor às pessoas. Deus amou o mundo inteiro. Ele enviou seu Filho amado para resgate de toda humanidade. Eu não posso simplesmente odiar o meu próximo porque ele pensa diferente de mim. Eu tenho que demonstrar o amor de Cristo que está no meu coração. A salvação é individual e depende de a pessoa aceitar a Cristo como Salvador. No entanto, a partir do momento em que sou transformado pelo amor de Deus que transborda no meu coração eu não posso odiar as pessoas. Não existe base para isso. Então, o que boa parte do que os cristãos estão fazendo hoje, como pregar o ódio às diferenças, não é de Deus. Jesus, em nenhum momento de sua jornada, desfez de pessoas porque pensava diferente dele. Muito pelo contrário, Ele foi até essas pessoas e, de forma humilde e com sabedoria, explicou-lhes o verdadeiro evangelho que transforma vidas. O resultado foi que Ele salvou as pessoas que pensavam diferente dele. Esse deve ser o nosso exemplo. 
 
    3. Deus olha o nosso interior e vê muito mais além do que podemos ver no exterior do ser humano. E deveríamos pensar seriamente sobre isso. O que temos escondidos em nós. Pensamentos ruins, ódio, vingança, inveja e muitas outras coisas que são desagradáveis aos olhos de Deus. No entanto, sempre queremos passar uma imagem de pureza e santidade diante da sociedade. Julgamos os nossos semelhantes por praticarem coisas abomináveis e condenamos os que praticam delitos. Mas, como estamos nós diante de Deus? Podemos fazer esse tipo de julgamento ou condenar alguém? Não somos perfeitos e só estamos vivos pela misericórdia de Deus. Se alcançamos o perdão dos nossos pecados foi porque o Senhor teve misericórdia de cada um de nós quando nos aproximamos de Deus e suplicamos pela sua graça. Neste sentido, devemos fazer o mesmo para com as pessoas, isto é, lhes anunciar o evangelho de Jesus Cristo que trás perdão e paz espiritual para a alma cansada. Deixemos que o amor de Deus tome conta dos nossos corações, que transforme a nossa mente e que nos dê a compreensão necessária para amarmos as pessoas como Cristo as ama. Está na hora de sermos sal e luz neste mundo, de fazermos a diferença, não como os fariseus ou hipócritas da época de Jesus, mas com o amor de Cristo em nossos corações. 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário