quinta-feira, 21 de julho de 2022

O anseio da alma peregrina por Deus

    "A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?" (Salmos 42.2). 
 
    A minha alma anela por Deus, tem sede de Deus e quer estar mais próxima de Deus a cada minuto. Deus é a fonte da minha alegria, da minha paz e da minha esperança. O verdadeiro crente ama a Deus acima de tudo, porque Deus o amou com um amor eterno, concedendo-lhe a graça divina em seu Filho. Por isso a minha alma se alegra em Deus. Andar com Deus é o mais perfeito sinônimo de comunhão com o Pai Celeste. E só desfrutaremos da paz e comunhão do verdadeiro Deus quando nos colocarmos diante dEle e fazermos a sua vontade. 
 
    Em suas Confissões, Agostinho demonstra um profundo e incontido anseio por Deus. Abrindo o seu coração, o grande pensador cristão suspira: "Quem me dera descansar em ti! Quem me dera viesses ao meu coração e que o embriagasses, para que eu me esqueça de minhas maldades e me abrace contigo, meu único bem". O que evidencia esse anelo? Fomos criados por Deus, e por Deus ansiamos. 
 
    Tomás de Kempis afirma em suas meditações: "Certo é que não podes fruir duas alegrias: deleitar-te neste mundo e depois reinar com Cristo. Logo tudo é vaidade, exceto amar a Deus e só a Ele servir". Por isso o mundo não nos alegra. Não tem nada a nos oferecer porque a nossa alma anela por Deus. Se você não se sente assim, procure aproximar-se de Deus. 
 
    O ser humano não é o resultado de um processo evolutivo; é a plenitude de um ato criativo de Deus. Se fomos criados por Deus, nossa alma, logicamente, aflige-se por Deus; anseia por seus átrios. E só haveremos de descansar, quando em Deus repousarmos. A nossa alegria está em Deus que nos criou e por isso anelamos estar com Ele. Por isso a nossa alma tem sede de Deus! 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário