terça-feira, 8 de março de 2022

O descontentamento nos empobrece

    "...Não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário." Provérbios 30:8 
 
    Se as pessoas do mundo hoje tivessem o mesmo pensamento deste personagem da antiguidade, o mundo, com certeza, seria diferente. O grande mal da humanidade é a desigualdade social. Enquanto uma pequena parcela detém as maiores riquezas do planeta, a maioria vive na pobreza. E isso acontece porque as pessoas são gananciosas e nunca estão contentes com o que tem. 
 
    Quanto mais a pessoa tem, mais ele quer ter. E isso tem levado a destruição do planeta. A maioria não se importa com o sofrimento alheio. Quem se importa com as centenas de vítimas da fome que morrem todos os dias, principalmente, mas não apenas, nos países africanos? Há uma busca incessante para se ter mais e mais. Isso leva uma grande parcela das pessoas a serem e agirem com descontentamento. Quase ninguém está contente com o que tem. Isso leva a uma busca desenfreada por mais e mais. 
 
    A Bíblia fala de um homem chamado Agur o qual tinha uma perspectiva diferente a respeito das riquezas quando rogou a Deus para conceder-lhe dois pedidos antes de morrer. A sabedoria deste nobre homem nos faz refletir sobre o que queremos para as nossas vidas. De que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Essa indagação feita por Jesus percorre o tempo e ecoa em nossos corações. A busca por bens materiais só leva o ser humano a ruína. Muitos traspassa a sua própria alma com feridas que nunca serão curadas. O descontentamento nos empobrece ao passo que o contentamento nos enriquece. 
 
    Se escolhermos uma vida desenfreada na busca por bens materiais vamos acabar sendo ludibriados pelos desejos do mundo. A luxúria, a ganância, a inveja, entre outros, são males de um mundo totalmente voltado na busca desenfreada para satisfazer o ego humano. Além disso, se não estamos contentes com o que temos, corremos o risco de perder a nossa alma por causa desses desejos. 
 
    Que o Senhor possa nos dar o suficiente para que vivamos dentro da sua vontade. Tem pessoas que não podem ter muito porque não saberá lidar com isso. Então, que tenhamos o que nos ajudará a viver. E que possamos ser sempre gratos a Deus por tudo que Ele tem nos dado. "Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes." 1 Timóteo 6:8 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário