quarta-feira, 16 de março de 2022

Orgulho espiritual é o mais arrogante de todos os tipos de orgulho


    "Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um." Romanos 12:3 
 
    Ai o camarada bate no peito e fala arrogantemente a todos o quanto ele é crente. Que ora todos os dias, que consagra, que é dizimista e outras coisas. Por isso ele se acha mais santo do que todo mundo. Ignora, o tal fariseu, que a Palavra de Deus diz que "a humildade precede a honra". É um perigo para todos nós acharmos que somos melhores do que os outros. 
 
    É muita arrogância, muita prepotência de nossa parte acharmos que somos merecedores de alguma coisa. Se não fosse a misericórdia de Deus estaríamos perdidos. Nossos atos e ações, não são nada diante do todo poderoso. As nossas justiças são como trapos de imundície. De nós mesmos nada temos a oferecer. Então, por que alguns se acham melhores do que os outros? 
 
    Orgulho espiritual é o mais arrogante de todos os tipos de orgulho porque ele fere o princípio da igualdade. Não somos melhores do que ninguém. Nenhum de nós teria a condição de alcançar a salvação pelos nossos próprios méritos. O Senhor Jesus Cristo deu a sua vida para nos resgatar e toda honra e toda glória pertence a Ele. C. S. Lewis diz, com muita propriedade que, enquanto formos orgulhosos não temos nenhuma condição de conhecer a Deus. O orgulhoso sempre olha de cima para baixo e nós devemos olhar de baixo para cima. Deus está acima de todos nós. 
 
    O Apóstolo Paulo, homem digno e íntegro em todas as suas ações. Homem que orava e dedicava sua vida a Jesus de forma que nenhum de nós conseguimos. Ele mesmo registra essas palavras "não pense de si mesmo além do que convém". Essa é uma lição poderosa para as nossas vidas. O Senhor quer nos dar uma vida digna em sua obra, quer cuidar de cada um de nós. Mas, toda honra e toda glória pertence ao Senhor. 
 
    Precisamos voltar ao caminho da humildade e confiança total em Deus. De nós mesmos nada temos. Mas, com o Senhor Jesus somos mais do que vencedores. 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário