sexta-feira, 4 de março de 2022

É do sofrimento que brota uma vida santa

    "Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará;"  2 Timóteo 2:12 

    Ninguém em sã consciência vai dizer que gostaria de sofrer. O sofrimento não faz parte dos desejos humanos e, por uma razão lógica, queremos e desejamos uma vida de alegria. No entanto, quando falamos da vida cristã não podemos fugir desse tema. O sofrimento faz parte da vida cristã e é, sem dúvida nenhuma, no sofrer, que a alma mais se aproxima de Deus. 

    Jesus Cristo é o exemplo maior de sofrimento. Ele deixou a glória eterna e veio a este mundo para resgatar o ser humano do pecado. Para fazer isso Ele sabia que teria que enfrentar todo tipo de sofrimento. Desde acusações falsas, injúrias, desprezo, até chicotadas, espinhos e, por fim, a morte horrível na cruz. Cristo passou por todo esse sofrimento porque era a única forma de conduzir o pecador arrependido ao Pai. Por essa razão, não há como negar a necessidade do sofrimento para purificação da alma. Se vivermos só em bonança a tendência é nos acostumarmos com a boa vida e, naturalmente, nos afastarmos de Deus. 

    Não estou aqui pregando uma teologia do sofrimento, não é isso. Estou afirmando que, o ser humano precisa passar por aflição para que experimente a presença de Deus na sua vida. Quando olhamos a galeria dos heróis da fé não podemos deixar de notar que nenhum teve uma vida fácil. Mas, só estão ali por causa dos sofrimentos que passaram. Perseguições, desprezos, falsas acusações. Isso é natural na vida dos servos de Deus. 

    A verdade é que não entendemos os propósitos de Deus e, por isso, também, não entendemos o processo do sofrimento. Mas, de uma coisa eu tenho certeza: é do sofrimento que brota uma vida santa. O ouro é purificado pelo fogo. O aço é moldado pelo fogo. O cristão é santificado pelo sofrimento. Dessa forma, não se desespere se estiver passando pelo vale da sombra da morte. Não temas os perigos e nem se aflija por estar trilhando o caminho do sofrimento. Deus está te preparando para algo grandioso. Apenas confie na misericórdia do Senhor. 

    A vida só faz sentido se estivermos dentro da vontade do Senhor. Se sofrermos com Cristo e por Cristo, com Ele vamos reinar. Essa é a promessa. E o Senhor Jesus mesmo disse: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." João 16:33. Que Deus em Cristo nos abençoe. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário