sábado, 26 de março de 2022

Os dias de desespero são as pedras que pavimentam o caminho da eternidade


    "Olha para mim, e tem piedade de mim, porque estou solitário e aflito."  Salmos 25:16 

    Dias ruins existem. Sim. Não vivemos em um conto de fadas. A vida real é cercada, na sua maioria das vezes, de dias ruins. A aflição faz parte do ser humano e tem como objetivo mostrar o quanto somos frágeis e limitados. O pobre tem suas aflições, mas os ricos também tem as suas. O ímpio tem suas aflições, mas o crente também tem. O tolo tem as suas aflições, mas p sábio também sofre com elas. Portanto, ser afligido é da natureza humana. 

    Existe um propósito em toda nossa trajetória. Não conhecemos o caminho por onde andamos e não sabemos o que nos espera amanhã. A dor de uma despedida, uma tragédia, um infortúnio. Tudo isso é real e não estamos isentos. Jesus asseverou os seus fiéis dizendo-lhes que "no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." Portanto, o segredo para vencermos as aflições dos dias ruins é confiar inteiramente no Senhor. A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam. E, sem fé é impossível agradar a Deus. 

    Temos inúmeros exemplos de pessoas temente a Deus que passaram por dias tenebrosos nesta vida. Abraão na caminhada para sacrificar o próprio filho. Já parou para imaginar o sofrimento interno dele ao ver o filho caminhando para o sacrifício? Noé passou por anos e anos de luta na construção da arca e sem saber exatamente o que iria acontecer. José na prisão do Egito, Moisés no deserto, Davi se escondendo nas cavernas. Faltar-me-ia tempo para elencar todos os servos de Deus que tiveram dias ruins. No entanto, o que podemos inferir desses exemplos é que nunca deixaram de confiar nas promessas de Deus. Exercitaram a sua fé e venceram as circunstâncias. Por isso estão na galeria dos heróis da fé. 

    É necessário fé para os dias de desespero. Os dias de desespero são as pedras que pavimentam o caminho da eternidade. São oportunidades de nos aproximarmos mais de Deus e de desfrutar do seu amor tão sublime. Os dias de desespero nos ensina a confiar na soberania de Deus e a buscá-lo de forma incondicional. 

    Eu não sei qual é o seu sofrer neste momento, a sua dor. Mas, Deus sabe de todas as coisas e Ele está olhando para você. O cuidado dele é especial na sua vida. Apenas creia na bondade e na misericórdia do Senhor e Ele irá revelar-te o seu grande amor. 

    Não sabemos o motivo do sofrimento. Jó, o exemplo maior de sofrimento depois de Jesus Cristo, passou pela dor e, no momento mais terrível de seu sofrer, quando pediram para desistir, ele bradou em alta voz dizendo: "Eu sei que o meu Redentor vive e que por fim se levantará de sobre a terra." Isso é confiança total em Deus. Isso é saber que a dor e o sofrimento tem um propósito de nos lapidar para a eternidade. Creia em Deus e entregue o seu caminho a Ele. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário