terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Depressão, a doença da alma (Parte I)

 

    Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei na salvação da sua presença(Sl 42.5).

    Deus não criou o ser humano para viver desanimado ou deprimido, mas para uma vida saudável e feliz. A despeito de alguns pensarem que o crente jamais se deprime, a própria Bíblia menciona diversos casos de servos de Deus que passaram por severas crises dessa doença, que se mostra cada vez mais ativa nesses últimos tempos. Como enfrentá-la? Quais são suas causas? É o que veremos neste estudo.

I. As Causas da Depressão

    Observemos alguns elementos que podem levar-nos à depressão.

    1. Oposição. Quando Elias chegou a Jezreel e soube que Jezabel intentava matá-lo (1Rs 19.1,2), tomou atitudes que revelaram seu estado depressivo. Sempre que realizamos ou estamos prestes a realizar algo importante para Deus, enfrentamos o ataque do Inimigo. Essas investidas inesperadas ou oposição sistemática visam enfraquecer nossa confiança na proteção divina, levando-nos a desistir de lutar e assim impedir o progresso da obra de Deus (Jo 16.33; 1Pe 5.8).

    2. Frustração. O sentimento de incapacidade ou fracasso, diante da realização de um trabalho aparentemente inútil, pode levar-nos à depressão. A ideia que se tem é que a vida não faz o menor sentido. Elias perdera o ânimo e o interesse de viver: “toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais” (1Rs 19.4). Humanamente falando, não somos diferentes do profeta; compartilhamos a mesma natureza (Tg 5.17).

    3. Medo. O pavor incontido do que nos possam fazer os adversários, e a possibilidade de sermos perseguidos, ridicularizados, caluniados, ou até mortos podem levar-nos à depressão. Foi o que aconteceu com o profeta Elias (1Rs 19.1,2,10).

    4. Angústia. Quando enfrentamos um problema de difícil solução e não vislumbramos uma saída, tendemos à tristeza e a angústia. E justamente nesse momento que a crise depressiva se instala (Jó 3.11; 6.11; 17.1; Sl 13.1-3; 56; 57.6,7).

Resumo

    A oposição, a frustração, o medo e a angústia são alguns sentimentos que podem levar o indivíduo à depressão.

 

Fonte: Lições Bíblicas CPAD 3º Trimestre de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário