segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Murmuração: um grande mal entre nós


    "Respondeu, pois, Jesus, e disse-lhes: Não murmureis entre vós." João 6:43 
    "Antes murmuraram nas suas tendas, e não deram ouvidos à voz do Senhor." Salmos 106:25 

    Segundo o dicionário, murmurar significa: 1. ato ou efeito de murmurar; murmúrio. 2. rumor infundado; boato, falatório. Neste sentido é fácil percebermos que um dos maiores problemas enfrentado por Jesus durante o seu ministério ainda é bem disseminado em nosso meio. Quando digo meio estou me referindo ao meio evangélico porque lá fora, pelo nosso entendimento, as pessoas não tem uma moralidade cristã a seguir e, portanto, não cabe a nós condená-las por esse padrão corrosivo da alma. No entanto, para nós cristãos, a murmuração não deveria existir em nosso meio. 

    A murmuração é aquele ato destrutivo de falar coisas infundadas, cochichar nos ouvidos de outrem coisas descabidas deste ou daquele líder, pastor, etc. Era o que faziam em inúmeras ocasiões diante de Jesus. Fato é que o Senhor, por conhecer o coração e as intenções de seus ouvintes, volta e meia os repreendia com sérias advertências como a encontrada no início desse texto. Na ocasião, ao perceber o murmúrio dos seus ouvintes, o Senhor os repreende a não murmurar. 

    Moisés, o grande líder hebreu que tirou o povo da escravidão no Egito, sofreu muito com os murmuradores. Pessoas insatisfeitas com o seu trabalho ficavam pelas tendas murmurando contra ele. Deus levou isso em consideração e chegou ao ponto de querer exterminar esses murmuradores. Moisés intercedeu por eles e o Senhor ouviu o seu servo. No entanto, segundo o relato bíblico, os corpos desses murmuradores ficaram pelo deserto. 

    Chamo a atenção para os nossos dias. Existem muitos cristãos caindo na armadilha da murmuração. São pessoas que vivem inconformadas com as decisões na igreja. Reclamam dessa ou daquela decisão do líder, do pastor. Isso é um grande mal que devemos erradicar do nosso meio. Em vez de murmurar, cante. Em vez de murmurar, ore. Em vez de murmurar, leia a Bíblia. 

    O grande mal do murmurador é que, quase sempre, ele não está sozinho. Destila o seu veneno e acaba levando outros com ele. Cuidado, meu irmão, minha irmã. Deus não gosta de murmuradores. A Palavra de Deus nos adverte que, nos últimos dias, haveriam pessoas murmuradoras, soberbas e que não dariam ouvidos a voz do Senhor. Que o Senhor nos ajude e nos livre desse mal. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário