sábado, 26 de fevereiro de 2022

Breves conselhos práticos para os cristãos de hoje

    Vivemos dias perigosos em que há um esfriamento espiritual tomando conta da maioria dos cristãos. Muitos já desistiram da caminhada e se entregaram ao conformismo do mundanismo e dos prazeres cotidianos e, por isso, já não sentem mais prazer em estar na Casa do Senhor prestando o seu culto de adoração. As rotinas de trabalho, as redes sociais e as inúmeras atividades inerentes de um mundo capitalista tem roubado o tempo e a energia de quase todas as pessoas. Nesse diapasão, os crentes tem sucumbidos aos embaraços desta vida e deixado Deus em segundo plano. Isso é um perigo muito grande. Precisamos, urgentemente, voltarmos as origens. Por isso, destaco alguns breves conselhos práticos para uma vida Cristã eficaz. 

    1. Oração. Não podemos ter uma vida Cristã sem a oração. A oração é a chave que abre as portas do Céu. É o canal de comunicação diretamente com Deus. Temos o mal hábito de contar todas as nossas angústias e decepções para amigos e colegas no trabalho, na escola, na igreja, mas, na maioria das vezes, não tiramos mais um tempo para falar com Deus. O resultado é um grande número de cristãos decepcionados com a vida que tem. Culpam o pastor, os irmãos, o mundo a sua volta, enfim, mas se esquecem de que a culpa é da própria falta de oração. Volte-se para Deus e o busque com mais dedicação. Não permita que as coisas materiais roubem sua comunhão com Deus. 

    2. Leitura da Bíblia. Nessa mesma linha de raciocínio podemos perceber que boa parte dos cristãos já não leem mais a Bíblia. Gastam tempo lendo mensagens e pequenos fragmentos textuais em correntes de mensagens nas redes sociais, mas não tem tempo e nem prazer em ler a Palavra de Deus como ela deve ser lida. E esse afastamento da Palavra trás um enorme prejuízo a vida espiritual. Na oração o crente fala com Deus, na leitura da Bíblia, Deus fala conosco. Tem muitas pessoas que preferem ir atrás de pregadores, cultos de milagres, montes, lives, mas não tem tempo de ler e meditar na Bíblia. Por isso essa grande onda de analfabetos bíblicos que vemos em nossos dias. Volte-se para a Palavra de Deus. Leia-a para ser sábio, viva-a para agradar a Deus. Medite na Palavra de Deus. 

    3. Vá à Igreja. Sim. Parece óbvio demais. No entanto, temos vistos um grande esfriamento espiritual nos templos que, outrora eram cheios. Não se vê mais os crentes nas igrejas. Com exceção do culto de domingo a noite, os outros estão vazios. Apenas bancos e um grupo bem reduzidos de fiéis. Alguns preferem as lives, vídeos motivacionais editados no YouTube, mensagens de pseudos pregadores na Televisão do que estar na Igreja cultuando a Deus. Os cultos de oração e ensino, normalmente às terças-feiras, estão vazios. As Escolas Dominicais, vazias. Em alguns lugares nem existem mais. Trágico. Se o cristão não frequentar esses cultos e a Escola Dominical como ele irá sobreviver a essa avalanche de falsas doutrinas que assola o mundo hodierno? Por outro lado, percebe-se o aumento dos crentes "flutuantes", aqueles que vão de igreja em igreja em busca de milagres, atrás de pregadores, cantores e mensagens que satisfaçam seus egos. Não têm uma identidade fixa. São os crentes "nômades"!

    4. Aproxime-se de Deus. Engraçado dizer isso, mas é a mais pura verdade. A Palavra de Deus nos orienta a nos aproximarmos de Deus e Ele se aproximará de nós. No entanto, a maioria das pessoas só vão buscar o Senhor quando estão em dificuldades e outra grande parte só o procura para obterem bens e bênçãos, na maioria das vezes, materiais. Que triste situação a que chegamos. Poucos são os que ainda tem o temor do Senhor em suas vidas. Poucos os que ainda buscam o Senhor com sinceridade no coração e oram, fervorosamente, para que o Senhor desperte essa geração e as faça voltar para os princípios bíblicos. 

    Oro a Deus para que toque o coração de todos aqueles que lerem esse texto e os façam refletir sobre suas vidas. O que você está fazendo do que o Senhor lhe deu? Os dons, os talentos, as oportunidades, o que está fazendo com isso? Que o Senhor desperte-nos e que voltemos, o mais rápido possível, para a Palavra! 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário