sábado, 19 de fevereiro de 2022

A vida do entendimento é entender os verdadeiros caminhos de Deus

    O aforismo acima foi escrito por Lúlio no Livro dos Mil Provérbios, aproximadamente no ano de 1302. Apesar da distância no tempo, ele é de grande valia para os nossos dias. Uma verdade que não se perde com o tempo. Quando olhamos para a nossa sociedade podemos perceber o quanto tem se distanciada dos verdadeiros caminhos de Deus. 

    A ciência se multiplica, a tecnologia avança a passos largos e, boa parte da população acredita que o ser humano está evoluindo. No entanto, percebemos um grande abismo entre o conhecimento secular e a sabedoria de Deus. Os seres humanos tornaram-se autoconfiantes e, com isso, soberbos. Ignoram os ordenamentos divinos e fazem o que querem e da forma que querem. Alguns até dizem que os preceitos bíblicos é um atraso para a sociedade pós-moderna. Por isso temos uma sociedade como a que estamos inseridos. 

    Apesar do grande avanço científico e do conhecimento humano, as mazelas sociais só aumentam. Violência, desigualdade e injustiça social é predominantemente nessa sociedade. Por que isso acontece? Porque os seres humanos não atentam para um detalhe importante e fundamental: qualquer sucesso longe de Deus é fracasso. Simples assim. Não querem perceber esse detalhe e preferem acreditar que podem solucionar seus próprios problemas. No entanto, se esquecem que o ser humano é egoísta, soberbo, orgulhoso, violento e carrega consigo a marca indelével do pecado em suas veias. Isso o afasta do Criador e o faz sofrer as consequências desse afastamento. 

    Entenda uma coisa: não existe vida sem Deus. Não podemos viver sem a graça e a misericórdia de Deus. Você pode até questionar essa afirmação e duvidar e refutar. Isso é problema seu. Mas, não muda o fato de que o ser humano precisa de Deus. Por isso, a vida do entendimento é entender os verdadeiros caminhos de Deus. Faça isso agora mesmo e você verá a sua vida mudar. Procure se aproximar de Deus e veja as maravilhas que Ele preparou para cada um de nós. 

    É profundo e inexplicável tudo que o Senhor pode nos revelar. Minha oração nesse momento é que possamos nos aproximar de Deus para que Ele nos oriente dentro de sua soberana vontade. Longe de Deus a vida não tem sentido. Só o Senhor pode nos dar o verdadeiro entendimento. Concluo a minha reflexão com as sábias palavras de Demócrito: "A vida má, sem moderação, desprovida de entendimento e de respeito pelo sagrado não é uma vida má, mas um morrer lentamente." 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário