segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Aqueles que são nascidos de novo

    O novo nascimento é a ação decisiva e instantânea do Espírito Santo, mediante a qual Ele recria a natureza interior do ser humano. Sem essa ação não conseguimos nos libertar de nossa velha natureza tão propensa ao pecado. A natureza humana só pode produzir a natureza humana; e nenhuma criatura poderá elevar-se acima de sua própria natureza. É, portanto, necessário a ação do Espirito Santo em nossas vidas para que possamos ter uma nova vida. Aquele que realmente nasceu de novo está liberto da escravidão do pecado e passa a ter desejo e disposição espiritual de obedecer a vontade de Deus e seguir a direção do Espirito Santo. 

    A essência de ser filho de Deus é o amor, e a essência do amor é a obediência. Neste sentido, podemos inferir que se a pessoa não obedece os mandamentos do Senhor ela não foi transformada pelo poder regenerador do Espirito Santo. Aquele que aceita a Jesus é transformado e torna-se uma nova criatura. As coisas velhas ficam para trás e ela passa a ter um único alvo que é olhar para Jesus o autor e consumador da salvação. A todos que recebem a Jesus como seu salvador pessoal, Ele dá o poder de serem feitos filhos de Deus. E o sinal mais evidente da transformação do ser humano é a sua obediência aos preceitos do Senhor. 

    O novo nascimento tem origem em Deus Pai, fruto da morte redentora de Jesus Cristo. É realizado pela operação eficaz do Espirito Santo. Por isso, resulta numa nova herança, que é descrita como indestrutível, sem mancha, imarcescível e reservada nos céus para nós. Se somos transformados pelo poder do Espirito Santo devemos seguir firmes o caminho trilhado por Jesus. Ele nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz a fim de nos dar uma nova vida e para que fôssemos exemplos neste mundo. Afinal, a pessoa regenerada pelo Espirito Santo nasceu de novo e deve ser exemplo de virtude em meio uma geração perversa e pecadora a fim de alcançar o maior número de almas para o Reino de Deus. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário