domingo, 27 de novembro de 2022

O Deus da História

    Deus não é somente o Deus da Criação; Ele é também o Deus da História. A maior parte da Bíblia é História porque Deus age na experiência e na vida do homem. As suas intervenções na história das nações são bem conhecidas, como, por exemplo, no dilúvio, na destruição de Sodoma e Gomorra, no exílio do povo de Israel e também na sua restauração. É possível vislumbrar o agir de Deus quando vemos que Ele não deixou o inimigo destruir o seu povo, nem no Egito e nem na Pérsia. 

    A história da Bíblia é diferente das demais porque é vista, em primeiro lugar, em relação a Deus. Deus não está ativo apenas operando e sustentando o Universo, mas também está ativo na história do mundo, fazendo tudo cumprir os seus propósitos. Não existe nem um evento, seja ele de pequena ou de grande magnitude, que não esteja dentro dos propósitos de Deus. Todos os acontecimentos segue uma ordem cronológica para que se sucedam. Deus sabe os destinos de todas as nações e, mais impressionante ainda, de cada indivíduo. Quando temos essa noção ficamos seguros de que nada está fora da sua permissão. 

    O que verdadeiramente importa é nos colocarmos diante de sua presença e fazermos a Sua vontade. Deus é o Senhor de toda História e estamos seguros quando confiamos em sua soberana sabedoria para conduzir os acontecimentos. Tudo tem um propósito do qual não sabemos quase nada, mas, se tivermos confiança no Senhor a nossa História terá um final feliz. Os heróis da Bíblia não são como os historiadores descrevem, mas homens e mulheres cujas vidas são exemplos a seguir. Que possamos aprender a confiar nos propósitos de Deus e construirmos a nossa biografia dentro desse propósito. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário