terça-feira, 15 de novembro de 2022

Perguntas difíceis

    "Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! e não salvarás?" Habacuque 1:2. 

    Se Deus tem o domínio sobre tudo, por que permite que coisas más aconteçam a pessoas boas? Por que Ele não intervém no problema das drogas? Por que Deus permite que pessoas inocentes morram em acidentes provocados por pessoas que dirigem embriagadas? Como Deus pode tolerar as injustiças, a destruição e a violência que são patentes aos nossos olhos? Como Deus pode observar a perversidade do povo e não agir? São tantas perguntas sem respostas. Perguntas difíceis que perpassam nossa mente. Quando não temos esperança de um mundo melhor, essas dúvidas tiram nosso sono e nossa paz. Então, como obter respostas para perguntas tão complexas? 

    O Profeta Habacuque teve a percepção de que o juízo nunca era aplicado ou era pervertido e distorcido injustamente. O povo ignorava as leis de Deus e não era punido por isso. A sua fé foi abalada pelo o que os seus olhos viam diante dele. As injustiças, a perversidade, a violência. Coisas tão corriqueiras no nosso cotidiano. O profeta perguntou quanto tempo teria que orar para que Deus ouvisse, ou quão desesperadoras teriam que ficar as condições para que Deus fizesse algo a respeito. Deus, então, responde ao profeta. Revela a ele um juízo iminente ao povo de Israel e isso deixa o profeta ainda mais confuso. Afinal, o Senhor usaria os temidos e odiados caldeus, isto é, babilônios, como agentes de seu juízo. Como Deus poderia fazer tal coisa? Como Deus poderia usar uma nação ímpia, muito mais malvada ainda, devorasse o povo escolhido de Deus? Tudo parecia não fazer sentido algum. 

    É nesse ponto que notamos o quão longe estamos de entender os desígnios de Deus. O essencial era saber que Deus levantaria a Babilônia para punir Israel, mas isso não significava que Deus aprovava o que os babilônios faziam. Eles também, com o tempo, sentiriam a ira de Deus. Destarte, precisamos entender que o tempo é de Deus e Ele está no controle de todas as coisas. Não entendemos nada agora, mas Deus não perde a sua soberania. 

    No final, o profeta tem a revelação de Deus e se alegra com o que vê. Todo o seu ser interior tremia e parecia que seus ossos iam se desfazer. "Contudo esperarei pacientemente o dia da angústia". Então, ele encerra sua oração com uma nota de vitória e regozijo. "Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação." Habacuque 3:17,18. 

    Você tem enfrentado algum dilema ultimamente? As situações difíceis surgem quando menos preparados nos sentimos para elas. As perguntas difíceis perpassam sua mente? Não perca a esperança. Deposite sua confiança no Senhor e saiba que Ele agirá no tempo certo. Até nas horas mais difíceis da nossa vida, podemos regozijar-nos em saber que Deus é eterno, santo, soberano e fiel. A fé em Deus nos permite perseverar nos tempos difíceis. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário