sábado, 26 de novembro de 2022

Ler a Bíblia e orar são práticas indispensáveis no cotidiano do cristão


    "De tarde e de manhã e ao meio-dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz."  Salmos 55:17. 

    Assim como o corpo precisa de alimento, a alma do cristão precisa alimentar-se com a Palavra de Deus e fortalecer-se com a oração. É preciso ser obediente a Palavra. "Conforme ao mandado da lei que te ensinarem, e conforme ao juízo que te disserem, farás; da palavra que te anunciarem te não desviarás, nem para a direita nem para a esquerda." Deuteronômio 17:11. Isso é necessário porque a Palavra do Senhor é um escudo. "O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; é um escudo para todos os que nele confiam." Salmos 18:30. O escudo é uma arma de proteção e sem ele estaremos expostos aos ataques do inimigo. 

    A Palavra de Deus purifica. "Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra." Salmos 119:9. É através da observância à Palavra de Deus que teremos um coração puro. E, quando temos um coração puro, o Senhor ouve as nossas orações. "Volta, e dize a Ezequias, capitão do meu povo: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do Senhor." 2 Reis 20:5. Não importa por qual situação estamos passando, se estivermos dedicados em buscar o Senhor em oração e leitura de sua Palavra, Ele nos atenderá. 

    A oração deve ser com fé. "E, tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis." Mateus 21:22. E, também, com perseverança. "Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos." Atos 1:14. Ler a Bíblia e orar são práticas indispensáveis no cotidiano do cristão. 

    Diariamente, nos deparamos com situações imprevistas e indesejáveis. Surgem lutas, dissabores e problemas aparentemente insolúveis. Tais problemas, naturais a qualquer pessoa, só serão resolvidos se houver uma boa reserva de energia espiritual obtida no contato constante com Deus em oração. Tentações, pecados, maledicências e outros males estão à espreita, esperando aqueles desprovidos da diária e incessante oração. E, para permanecer na oração, é indispensável que o cristão permaneça firme na leitura da Palavra de Deus. 

    A vida devocional deve ser desenvolvida e praticada todos os dias, sem exceção. "Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite."  Salmos 1:1,2. É assim que nos recomenda a própria Palavra de Deus. "Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido." Josué 1:8. 

    Que Deus em Cristo nos ajude a permanecer constantemente em oração e leitura de sua Palavra. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário