sábado, 19 de novembro de 2022

Meditações do Poeta Cacerense XXVIII

    1. Não há como perceber, nem entrar, no Reino de Deus, sem ter nascido de novo. Como está a sua vida espiritual? Você já teve um encontro com Cristo? Já se arrependeu de seus pecados e confiou em Jesus Cristo e em seu sacrifício pelos seus pecados? Os verdadeiros súditos do Reino de Deus reconhecem a soberania do Rei e submetem-se a ela. Não existe nenhuma possibilidade de entrar no Reino de Deus sem a transformação realizada por Cristo quando o aceitamos de coração. 

    2. É preciso falar de Cristo e orar para que os ouvintes recebam a Palavra, e tornem-se seguidores do Mestre. Somos chamados para semear a semente que é a Palavra de Deus. Existem diferentes tipos de solos, isto é, corações e não sabemos onde esta semente irá germinar. A nossa responsabilidade é falar a verdade que transforma e liberta o pecador. O Espírito Santo trabalha nesses corações e faz a obra necessária de convencimento. Estamo-nos engajados nessa tarefa de levar o verdadeiro Evangelho ao pecador? 

    3. Quanto mais perseveramos na fé, melhor entenderemos a vontade de Deus. Existem verdades que são fundamentais para a vida cristã vitoriosa. O firme fundamento da fé em Cristo é a nossa âncora em meio as dificuldades dessa vida. Acreditamos que o Senhor Jesus Cristo nos chamou para uma grande obra neste mundo e nos ajuda a vencer os obstáculos. A fé não precisa ser grande, mas tem que ser íntegra e verdadeira. 

    4. Somos convocados a permanentemente invocar a Deus por socorro, pois sempre fará justiça aos que clamam a Ele. Deus sempre estará junto daqueles que perseveram na fé e na oração. Somos exortados a mantermos a comunhão com o Senhor, a buscá-lo constantemente. Ele estará perto de nós e nos ajudará no que precisarmos. Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. 

    5. Cuidado com o orgulho e a arrogância espiritual, pois ambos são pecados perante Deus e devem ser confessados e abandonados. Não adianta querer bater no peito e achar que você é um super-crente ou o tal poderoso. Você não é nada sem a graça de Deus. Não somos nada sem a misericórdia do Senhor e, sem Ele, nada poderemos fazer. Portanto, muito cuidado com o orgulho. Deus quer que a nossa oração seja permeada de sinceridade e arrependimento. Ao orarmos a Deus, devemos confiar em quem Ele é, e não em quem somos. 

    6. Assim como Deus nos perdoa graciosamente, precisamos perdoar aqueles que nos ofendem. Naturalmente somos induzidos a não perdoar aos que nos ofendem. Temos a tendência de desejar a vingança e, até mesmo, o fim da pessoa que nos magoou. No entanto, não é essa a vontade de Deus para as nossas vidas. Assim como Ele nos perdoa, Ele deseja que façamos o mesmo. A Palavra de Deus nos ensina a respeito de uma graça que é transformadora. Se somos transformados por essa graça, conseguiremos perdoar assim como fomos e somos perdoados por Deus em Cristo Jesus. Não fique guardando mágoas em seu coração. O perdão é libertador. 

    7. Amor ao próximo inclui amar até mesmo aqueles que nos aborrecem, pois encontramos em Deus o maior exemplo de que tal amor é possível. O amor não aceita limites na definição de quem é o nosso próximo. Enquanto todas as sociedade e seus segmentos sociais acabam levantando barreiras para separá-las das demais pessoas, os verdadeiros seguidores de Cristo devem olhar para os seres humanos com igualdade, pois o próprio Deus não faz acepção de pessoas. Cultivar o amor ao próximo é uma das características do novo nascimento em Cristo, de uma vida transformada pelo poder de Deus. Se você ainda não sente isso, aproxime-se de Deus e peça a sua graça em sua vida. 

    8. A obediência deve estar ligada à vontade de Deus. Para sair da indiferença espiritual, o ser humano precisa receber aquEle que Deus enviou ao mundo. Todos aqueles que aceitam a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas devem ser exemplos em um mundo caótico e perverso. A diferença deve ser a marca registrada do verdadeiro cidadão do céu. Não podemos dizer um coisa e praticar outra. Não podemos dar escândalos na obra de Deus. O caminho para uma vida exemplar é arrepender-se demonstrando isso com a consequente mudança de atitude, em direção à obediência a Deus. 

    9. É tempo de vigiar. Nunca foi tão urgente a necessidade de vigilância. As recomendações de Cristo para olhar, vigiar e orar é premente em nossas vidas. Os dias são maus. O inimigo é sútil. As ciladas são constantes. Como sobreviver em um cenário assim? Somente confiando inteiramente no Senhor Jesus Cristo. Estar sempre vigiando e orando para que o Senhor nos ajude a vencer esse mundo tenebroso. 

    10. A mais elevada forma de oração surge das profundezas de um coração humilde. O que está em sua mente? Graça ou tribulações? Seja o que for, o seu Deus amoroso deseja ouvir sobre o que está em seu coração. O segredo para uma vida espiritual abundante é entregar todas as nossas dúvidas, incertezas e angústias para quem pode nos ajudar realmente. Erramos quando vamos reclamar com parentes, vizinhos e, até mesmo com desconhecidos, sobre os nossos problemas. A melhor coisa a se fazer é entregarmos tudo ao Senhor. E, a melhor atitude a se tomar, é ser verdadeiro e humilde na nossa oração. 

    11. As circunstâncias o cercam? Permaneça parado. Dedique o seu tempo para consultar Deus e sua Palavra. Se você está procurando por orientação, siga Cristo como seu guia. Em seguida, de acordo com as instruções divinas, siga adiante e permita que Deus o oriente. Erramos quando não confiamos no Senhor. Maldito somos quando depositamos nossa confiança no ser humano. Todos somos falhos e não podemos confiar inteiramente nas nossas vontades. Por isso, o segredo é voltarmo-nos para Deus e entregar-lhe nossa total dependência em suas mãos. O Senhor sabe o que é melhor para nós e qual o caminho devemos seguir. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário