segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Juízos e julgamentos revelados pela Palavra de Deus

    "Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá." Salmos 101:6. 

    Uma verdade é incontestável. Deus sabe o que fazemos. Não importa a forma que queremos esconder os nossos atos ou tentar enganar quem está a nossa volta. Não há como fugir do olhar do Todo-Poderoso! Devemos estar cientes de nossa incapacidade de esconder os nossos pecados diante do olhar onisciente de Deus. Precisamos fugir da aparência do mal, buscar o perdão de Deus para os nossos pecados e procurar andar nos seus caminhos. O Senhor conhece a nossa vida antes mesmo de sermos formados no ventre materno. Sabe o que está em nossos pensamentos e, até as palavras que saem de nossa boca, Ele sabe antes mesmo de as dizermos. "O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos." Salmos 101:7. O fato a considerar é que, mais cedo ou mais tarde, o joio será separado do trigo. Aqueles que vivem do engano e acham que irão longe estão redondamente enganados. Enganam a si mesmos. O Senho não permitirá que os lobos disfarçados de ovelhas permaneçam em sua casa. O tempo irá chegar. O dia do julgamento virá. "Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau." Eclesiastes 12:14. 

    Quando se fala em juízo há uma angústia no ser humano porque ninguém gosta dessa palavra. No entanto, é necessário haver um julgamento para a separação de lados opostos nos desígnios de Deus. Esse julgamento começa pela casa de Deus, isto é, entre os que foram chamados por Deus e aceitaram o Senhor Jesus Cristo como Salvador. "Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?" 1 Pedro 4:17. O que nos mantém a esperança é que se formos julgados agora e nos arrependermos de nossos pecados estaremos salvos da ira futura. 

    Se permanecermos firmes nas promessas do senhor Jesus Cristo e vivermos dentro de sua vontade seremos salvos. Jesus voltará para buscar os fiéis. Os que permanecerem dentro de seus preceitos serão arrebatados e levados ao Tribunal de Cristo. Esse é um outro julgamento. Aqui serão julgados as nossas obras e haverá galardão. Nem todos nós fazemos a obra de Deus com o coração sincero e pensando apenas no Reino de Deus. Naquele grande dia nossas ações e intenções serão passadas pelo fogo. Se tivermos feito coisas boas para o Senhor com sinceridade de coração as nossas obras serão como ouro, prata e pedras preciosas, isto é, passarão pelo fogo. Se, ao contrário, tivermos feito a obra de Deus por interesse ou relaxadamente, nossas obras serão como madeira, palha e feno, isto é, serão queimadas pelo fogo. Portanto, vejamos como estamos fazendo a obra do Senhor. "Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal." 2 Coríntios 5:10. 

    Passado por essa fase vamos, então, participar das bodas do Cordeiro e, logo após, voltaremos com Cristo para o julgamento das nações sobreviventes do Armagedom. "E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;" Mateus 25:31,32. Nesse julgamento estaremos ao lado do Senhor Jesus e com Ele reinaremos no Milênio. Mas, aqueles que não permaneceram firmes no Senhor Jesus e deixaram as coisas do mundo ser prioridade em suas vidas perderam essa oportunidade e só podem comparecer no último e grande julgamento, o Juízo Final. 

    "E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras." Apocalipse 20:11,12. Esse será um momento único na história humana. Será terrível estar entre os que serão julgados nesse fatídico dia. Todos os que aqui estiverem para serem julgados é porque recusaram a oportunidade de aceitar a Salvação em Jesus Cristo. Deus oferece uma oportunidade ao ser humano hoje para tomar uma decisão, isto é, aceitar a Salvação oferecida por Ele. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus." João 3:16-18. 

    Portanto, meu amigo e minha amiga que estás a ler essa mensagem. Saiba você que Deus tem um plano especial na sua vida. Ele deseja salvar-te e libertar-te dos seus pecados. O que fazer? "Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa." Atos 16:31. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário