segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Meditações do Poeta Cacerense XXIX

    1. Crescer em Cristo é resultado do relacionamento profundo com Ele. Uma planta só terá crescimento se for regada no tempo certo e constantemente. Assim funciona com a nossa vida espiritual. Só vamos ter crescimento em Cristo se dedicarmos tempo para estar com Ele. Orar, meditar na sua Palavra e buscar a sua presença é fundamental para que tenhamos uma vida cristã frutífera. Andar com Deus. Estar com Deus. Buscar a sua presença. Essa deve ser a nossa luta diária. 

    2. Podemos confiar em Deus por aquilo que somos incapazes de fazer. Muitas vezes nos deparamos com situações difíceis e não sabemos o que fazer. Nessas horas é que devemos confiar na providência de Deus porque é onde Ele demonstrará a sua misericórdia e o seu grande poder. O que não podemos fazer, o Senhor fará por nós. Ele nos conduzirá sobre as águas, Ele nos fará sair do túmulo, Ele estenderá as mãos e a tempestade se acalmará. O que não podemos fazer, confiamos em Jesus e Ele fará por nós. 

    3. A oração direciona a provisão de Deus às nossas necessidades. É isso que quer dizer a mensagem da Palavra de Deus: Clama a mim e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes. Devemos, constantemente, direcionar as nossas petições ao nosso Senhor Jesus. Ele é o Deus da provisão. Orar é falar com Deus. É abrir o coração para quem pode nos ouvir e, além de tudo, atender o nosso clamor. 

    4. Nada consegue abalar os que estão seguros nas mãos de Deus. Aqueles que andam com Deus encontram nele o verdadeiro abrigo e a proteção mais segura. Nem as tempestades, nem os perigos, nem as provações. Nada pode abalar a fé daqueles que confiam inteiramente no Senhor e dedica a Ele a sua vida. O Senhor é forte e poderoso. Ele nos garante a vitória em nossas lutas quando confiamos em sua providência. 

    5. Quando seguimos a Jesus, ganhamos uma nova perspectiva. Deus quer o melhor para nós, mas precisamos permitir que Ele tenha prioridade sobre todo o restante. Há um novo direcionamento na vida daqueles que entregam sua vida ao Senhor Jesus Cristo. O velho homem é revestido pelo novo homem. E, ao sermos revestidos de poder e graça, passamos a ter novas perspectivas no Senhor. Uma nova vida e uma nova direção. Tudo se faz novo e passamos a caminhar dentro dos propósitos de Deus. 

    6. Quanto mais nos nutrimos da Palavra de Deus, mais crescemos em Cristo. Ler é um hábito que devemos cultivar em nossas vidas e, muito mais ainda, o hábito saudável de ler a Bíblia. O bom é que leiamos a Palavra de Deus todos os dias. Quanto mais tempo dedicarmos a leitura da Palavra de Deus, mais vamos crescer em graça e conhecimento. A Bíblia é um alimento saudável para a alma e, quanto mais a lermos, mais vamos alcançar a sabedoria do céu. 

    7. Nós influenciamos as futuras gerações vivendo para Cristo hoje. Muitas vezes lemos grandes biografias de pessoas que fizeram a diferença em suas gerações. Pessoas que sacudiram o mundo com suas ideias. Pessoas que deram suas vidas pela causa do Mestre e que nos inspiram a viver uma vida melhor e a buscarmos mais a Deus. Da mesma forma devemos ter em mente que influenciamos as pessoas a nossa volta. Por isso, é importante que tenhamos a capacidade de entender o propósito de Deus para as nossas vidas e o quanto podemos influenciar as gerações futuras com o nosso testemunho. Que Deus nos ajude a sermos exemplos de fé e perseverança e que muitas vidas possam se espelhar em nós e chegar ao conhecimento do Senhor. 

    8. Diante de perguntas não respondidas, encontramos ajuda e esperança no amor de Deus. E quantas perguntas existem que não temos as respostas? Muitas dúvidas que perpassam a nossa mente e nos fazem buscar respostas onde não encontramos. O segredo é confiarmos em Deus e buscarmos nEle as respostas para as nossas incertezas. No entanto, devemos estar cientes de que nem tudo nos será revelado. Existem muitos mistérios no universo e nossa mente é bastante limitada para tamanho conhecimento. Devemos estar contente com a graça de Deus em nossas vidas. 

    9. Uma vida dedicada a Deus deixa um legado duradouro. Quando dedicamos a nossa vida ao Senhor, Ele produz em nós o amor e a esperança que é capaz de transformar outras vidas. Somos levados a plenitude do amor de Deus. Um amor que transforma vidas, que traz paz e refrigério para a alma cansada. Uma vida dedicada a Deus deixa um legado que nunca será esquecido. É por isso que lembramos de vidas de pessoas que transformaram a sua época e o seu mundo. Deixaram um legado para nós através de sua dedicação a Deus que nos faz desejar sermos melhores a cada dia. 

    10. Deus testa a nossa paciência para ampliar o nosso coração. Muitas vezes passamos por momentos de tribulação que não sabemos o porque estamos enfrentando tudo isso. No entanto, Deus está trabalhando em nossas vidas nessas horas. Só teremos experiências se passarmos por provações e, para que tenhamos paciência, é necessário sofrermos afrontas e desafios que nos testarão. Deus deseja que tenhamos um coração grande para receber o seu imenso amor. Por isso, não se assuste com as provações em sua vida. Deus está trabalhando em cada detalhe e logo você verá o agir de Deus em sua vida. 

    11. Nossos problemas são as oportunidades que temos para descobrir as soluções de Deus. No mundo tereis aflições, disse Jesus. Isso significa que não teremos uma vida sem provações, sem aflições ou sem tribulações. Muito pelo contrário. O Senhor disse que quem quisesse segui-lo teria que tomar a sua cruz, isto é, o sofrimento. Mas, quando deixarmos que o Senhor tome conta de nossas vidas, vamos ter a solução de todos os problemas. Não seremos isentos de lutas, mas com o Senhor ao nosso lado, seremos vitoriosos. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário