sexta-feira, 27 de agosto de 2021

O Legalismo, os legalistas e os santarrões de plantão

    "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus". Efésios 2:8 
 
    Existe uma má interpretação da Bíblia que ronda boa parte de nossas igrejas. O LEGALISMO. O dicionário da língua portuguesa define Legalismo como “Outrora, fidelidade à coroa. Hoje, fidelidade ao regime legal, ao governo constituído. Cuidado de respeitar minuciosamente a lei” e do ponto de vista religioso o Legalismo pode ser definido como “relacionamento entre fé e prática baseado na obediência a regras e regulamentos”. Uma série de ordenanças e exigências são feitas para que a pessoa possa ser salva. No entanto, se observarmos atentamente as palavras do Apóstolo Paulo, vamos identificar que a salvação é pela "GRAÇA" de Deus e não pelos nossos méritos. 
 
    Entendo que obedecemos aos mandamentos do Senhor porque somos salvos e não para ser salvo. Eu não posso anular o sacrifício de Cristo na cruz do Calvário. A salvação, creio eu, não é por méritos humanos e sim pela misericórdia de Deus. Os fariseus eram legalistas. Paulo, antes da sua conversão ao verdadeiro evangelho de Jesus Cristo, era um legalista. "O Legalismo é o meio humano de tentar através da obediência de regras de homens, ser aceito e amado por Deus, anulando a Graça misericordiosa”, afirma o teólogo Moisés Almeida, em seu artigo “O Legalismo – Escravismo Religioso”
 
    Vemos e ouvimos muitas pessoas julgando outras por causa de suas diferentes denominações como se placa de igreja fosse suficiente para salvar alguém. Saiba você que lá no céu não existe "bairros" de diferentes denominações. Jesus Cristo disse que ia nos preparar lugar. Ele não especificou placas de igrejas. Então, antes de julgar o seu irmão, apontando-lhe o cisco em seu olho, veja bem se não existe uma trave no seu. 
 
    Almeida acrescenta ainda que “A salvação é pela graça, somos obedientes porque somos salvos, e não para sermos salvos. A maioria interpreta que Jesus nos salvou, de modo geral na cruz, mas não individual, e assim a salvação individual se dá através da justiça própria, das boas obras ou de conduta moral. De modo que eu é que me salvo (glória a mim! louvado seja eu!), pois Jesus só abriu a possibilidade da salvação na cruz, mas eu é que decido se vou ou não pro céu, de acordo com minhas obras. O que contraria a Palavra, que diz que é pela GRAÇA (favor imerecido), que somos salvos e ISSO NÃO VEM DE NÓS MAS É DOM DE DEUS! O que quer que eu faça, trabalhe, coma, viva, ande, cante, louve, durma, é só consequência dessa graça e não a causa dela”. O legalista, por se achar melhor do que os outros, acaba excluindo os seus semelhantes por causa de seus padrões que não condizem com os do legalista. O Apóstolo Paulo afirma que "se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei". Gálatas 5:18 
 
    O importante aqui é que procuremos fazer a vontade de Deus. O cristão, ao aceitar a Jesus Cristo, recebe a iluminação do Espírito Santo para andar de acordo com a Palavra de Deus. A Palavra é luz que ilumina o nosso caminho. Recebe, também, a sabedoria do alto e "o temor do Senhor é o princípio da sabedoria". Portanto, não é por nossos méritos que somos salvos e sim pela graça de Deus. 
 
    O legalismo é, por definição, uma tentativa de acrescentar algo à obra completa de Cristo. É confiar em outra coisa senão em Cristo e em sua obra completa e permanente diante de Deus. As Escrituras ensinam que somos justificados pelas obras do Salvador, não pelas nossas. O último Adão veio para fazer tudo o que o primeiro Adão deixou de fazer. Isso não quer dizer que você deva permanecer no pecado. Muito pelo contrário. Os que aceitam a Cristo de verdade vão sempre procurar evitar praticar coisas que possam desagradar o nosso salvador. Ao aceitar a Jesus vamos procurar viver dentro de sua soberana vontade. 
 
    A Palavra de Deus nos orienta a seguirmos a paz e a santificação, sem a qual ninguém verá a Deus. Portanto, que possamos procurar viver uma vida dentro da vontade de Deus. Sem julgamentos e sem acusações. Precisamos saber o que a Palavra de Deus proíbe e os homens permitem e, ao mesmo tempo, identificar o que a Palavra de Deus NÃO proíbe e os homens insistem em julgar como "pecado". É o Senhor quem nos salvou e Ele aperfeiçoará a nossa caminhada até o céu. 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário