terça-feira, 24 de agosto de 2021

7 Perigos cruciais do sobrenatural no meio evangélico

    “Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhos, nem deis ouvidos aos vossos sonhos que sonhais”. (Jr 29.8). 
 
    Deus nos deu a capacidade intelectual e entendimento para discernirmos o bem e o mal. Ele nos orienta em sua Palavra a sermos prudentes em relação aos milagres e sobrenatural que acontece em nosso meio. Embora o sobrenatural fascine o ser humano, muito do que ocorre, nesse âmbito, não procede de Deus. 
 
    Cada crente em Jesus deve ser sóbrio e vigilante diante da atual avalanche de crenças e práticas disseminadas no mundo atual. Tal popularidade ocorre principalmente por causa dos meios de comunicação (livros, revistas, internet, televisão, esta última principalmente através de novelas, programas de auditórios, filmes e seriados), os quais fazem a sociedade encarar tudo como se tais práticas fossem naturais, comuns e inofensivas. Neste estudo veremos, à luz da Bíblia, 7 perigos cruciais do sobrenatural no meio evangélico. 
 
1. Profecia e Misticismo. 
    "Quando profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti, e te der um sinal ou prodígio, E suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los; Não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos; porquanto o Senhor vosso Deus vos prova, para saber se amais o Senhor vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma". Deuteronômio 13:1-3 
 
2. O fracasso dos sábios adivinhadores. 
    "E aconteceu que pela manhã o seu espírito perturbou-se, e enviou e chamou todos os adivinhadores do Egito, e todos os seus sábios; e Faraó contou-lhes os seus sonhos, mas ninguém havia que lhos interpretasse". Gênesis 41:8 
 
3. A enganação dos magos continua ainda hoje. 
    "E os magos fizeram também assim com os seus encantamentos para produzir piolhos, mas não puderam; e havia piolhos nos homens e no gado". Êxodo 8:18 
 
4. A antiga falácia dos magos e astrólogos. 
    "Então o rei mandou chamar os magos, os astrólogos, os encantadores e os caldeus, para que declarassem ao rei os seus sonhos; e eles vieram e se apresentaram diante do rei. E o rei lhes disse: Tive um sonho; e para saber o sonho está perturbado o meu espírito. E os caldeus disseram ao rei em aramaico: Ó rei, vive eternamente! Dize o sonho a teus servos, e daremos a interpretação. Respondeu o rei, e disse aos caldeus: O assunto me tem escapado; se não me fizerdes saber o sonho e a sua interpretação, sereis despedaçados, e as vossas casas serão feitas um monturo"; Daniel 2:2-5 
 
5. Hepatoscopia praticada por Nabucodonosor. 
    "Porque o rei de babilônia parará na encruzilhada, no cimo dos dois caminhos, para fazer adivinhações; aguçará as suas flechas, consultará as imagens, atentará para o fígado". Ezequiel 21:21 (Obs. Hepatoscopia = Pretensa adivinhação do futuro pela inspeção do fígado das vítimas).
 
6. Rabdomancia feita pelo espírito de luxúria. 
    "O meu povo consulta a sua madeira, e a sua vara lhe responde, porque o espírito da luxúria os engana, e prostituem-se, apartando-se da sujeição do seu Deus". Oséias 4:12 (Obs. Rabdomancia = Procura, por meio de uma varinha, de uma fonte ou de objetos escondidos).
 
7. A Bíblia condena toda forma de prática divinatória. 
    "Quando, pois, algum homem ou mulher em si tiver um espírito de necromancia ou espírito de adivinhação, certamente morrerá; serão apedrejados; o seu sangue será sobre eles". Levítico 20:27. 
 
    É preciso atentarmos para uma avaliação do que estamos fazendo enquanto Igreja de Jesus aqui na terra. A avaliação mais segura da profecia consiste em verificar se o seu conteúdo está coerente com a Bíblia. As práticas divinatórias são uma forma infame de idolatria e satanismo e, portanto, repulsivas aos olhos de Deus. 
 
    A profecia bíblica norteia homens e mulheres no caminho para o céu e contradiz as práticas pagãs. Os formadores de opinião apresentam tais coisas como modismos, mas aos olhos de Deus são uma abominação (Dt 18.9-12; Ap 9.21; 21.8). Nós temos a Bíblia, o Senhor Jesus Cristo e o Espírito Santo, portanto, deixemo-nos ser guiados e ensinados pelo Consolador (Jo 14.26). 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário