sábado, 28 de agosto de 2021

7 Características dos Verdadeiros Líderes que a Igreja Precisa

    Vivemos tempo da modernidade líquida como afirmou Bauman. Tempos estes que falam muito em liderança. E, mais do que em qualquer outra época na História, exige pessoas destemidas para assumirem essa liderança. Sendo a Igreja uma instituição divina, ela carece de liderança, pois é impossível que uma instituição sobreviva sem líderes. Os tempos atuais apresentam grandes desafios. Surge, então, a pergunta: "Como deve ser a liderança da Igreja nestes últimos tempos?" À luz da Palavra de Deus elencamos 7 Características dos verdadeiros líderes de que a Igreja precisa. 
 
1. Liderança com visão e metas bem definidas. 
    "Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar". Lucas 14:28-30 
 
2. Liderança que conheça as qualificações dos seus escolhidos. 
    "E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinquenta, e maiorais de dez; Para que julguem este povo em todo o tempo; e seja que todo o negócio grave tragam a ti, mas todo o negócio pequeno eles o julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo. Se isto fizeres, e Deus to mandar, poderás então subsistir; assim também todo este povo em paz irá ao seu lugar". Êxodo 18:21-23 
 
3. Liderança que não usa sua autoridade para tirar proveito do povo. 
    "Também desde o dia em que me mandou que eu fosse seu governador na terra de Judá, desde o ano vinte, até ao ano trinta e dois do rei Artaxerxes, doze anos, nem eu nem meus irmãos comemos o pão do governador. Mas os primeiros governadores, que foram antes de mim, oprimiram o povo, e tomaram-lhe pão e vinho e, além disso, quarenta siclos de prata, como também os seus servos dominavam sobre o povo; porém eu assim não fiz, por causa do temor de Deus". Neemias 5:14,15 
 
4. Liderança que conheça os seus liderados e é conhecida por eles. 
    "Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas. Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido". João 10:11-14 
 
5. Liderança que se dedica diariamente à oração e à pregação da Palavra de Deus. 
    "E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra". Atos 6:2-4 
 
6. Liderança que dá o exemplo e, com isso, tem autoridade para enviar outros. 
    "Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos; Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel; E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos, Nem alforges para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordões; porque digno é o operário do seu alimento". Mateus 10:5-10 
 
7. Liderança que não se deixa ser levados pelos ventos de doutrinas. 
    "Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo", Efésios 4:13-15 
 
    Ah! Meus amados! Precisamos urgentemente voltarmos à Palavra de Deus. Os tempos são sombrios e a Igreja do Senhor Jesus Cristo precisa de líderes que tenham compromisso com a obra do Senhor. Líderes que vivam a intensidade do amor de Deus. Que experimentem a comunhão com o Senhor e que cuidem da obra com amor e dedicação sabendo que o Senhor tem cuidado de cada um dos seus servos. Permita que a Palavra inflame o seu coração e veja com os olhos da fé a grande ceara madura para a colheita. Deixa Deus capacitar-te para essa grande tarefa. Seja o líder que Deus usa. 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Um comentário: