domingo, 22 de agosto de 2021

7 Lições preciosas que aprendemos no processo de cura de Naamã

    “Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou, como a carne de um menino, e ficou purificado.” (2Rs 5.14). 
 
    O grande general sírio, homem de muito valor e vitorioso em muitas batalhas. Um orgulho para sua nação. No entanto, leproso. Ele é alertado sobre a possibilidade de cura através do Profeta de Israel e vai em busca dessa cura. Uma história bastante conhecida. Algumas lições preciosas podemos inferir desse acontecimento. 
 
1. O reconhecimento do Homem de Deus não depende de redes sociais. 
    O exemplo de desapego material e compromisso com Deus que vemos na vida de Eliseu é digno de reflexão para os nossos dias. Hoje, infelizmente, o que vemos é pretensos "homens de Deus" querendo aparecer. Mostram os seus feitos nas redes sociais, tiram fotos e bradam em alta voz o que realizou. Aparecem tanto que ofuscam a glória de Deus. Naamã esperava que Eliseu se curvasse diante de sua pomposidade. No entanto, na direção de Deus, o Profeta nem mesmo quis aparecer. Só ordenou que o doente fosse até o rio Jordão e mergulhasse por sete vezes. Apenas isso. Em tempos tão sombrios como os que vivemos esses pregadores dependentes de likes e visualizações estariam fazendo selfie com o general antes de proclamar a Palavra de Deus. 
 
2. Todos podem falar do Senhor independentemente do lugar e circunstância. 
    É o que aprendemos da jovem prisioneira. Escrava em uma terra distante e estranha a sua família, bem podia ela desejar a morte daquele ímpio general sírio. No entanto, cheio de compaixão ela apontou a fé que tinha no Homem de Deus e mostrou o caminho do milagre. Ela falou do Deus que servia para o seu inimigo. Quantas pessoas hoje pregando um evangelho do ódio. Se a pessoa pensa diferente dele ele já o condena ao inferno, pragueja e deseja o seu fim. Não vemos isso nessa jovem. Muito pelo contrário. Ela apresenta uma fé verdadeira e sabia que Deus ama todas as pessoas independente de onde essa pessoa tenha nascido ou tenha feito. O julgamento final cabe a Deus. O que aprendemos com essa menina é que devemos apresentar o Deus verdadeiro que conhece todas as coisas. 
 
3. O verdadeiro servo de Deus não precisa correr atrás dos poderosos e cobiçar os seus presentes. 
    A grande indagação aqui é até que ponto quantos dos pretensos pregadores de hoje rejeitaria 70 quilos de ouro? Essa era parte das recompensas oferecidas por Naamã ao Profeta Eliseu. No entanto, o Homem de Deus não quis barganhar com as coisas de Deus. Não aceitou nenhum valor pela realização de Deus. Não correu atrás porque se tratava de um grande general e nem se deixou ser levado pela cobiça aos bens materiais. Hoje em dia o camarada não prega em lugares que não podem lhe oferecer um cachê digno de sua presença. Exigem altas somas, hotel cinco estrela e uma "oferta abençoada". Se posicionam junto aos poderosos independente das atrocidades que eles cometem. Qual justificativa terá esses indivíduos quando chegarem diante de Cristo? Ouvira "não vos conheço". 
 
4. Precisamos praticar o esvaziamento da necessidade de aparecer se Deus tem suas formas de realizar o milagre. 
    Oxalá soubéssemos as ingerências praticadas por pseudo pregadores nos tempos atuais. Decretam os milagres, exigem de Deus bênçãos, principalmente materiais, e proclamam um tal de recebe, receba interminável. O Profeta Eliseu nos ensina que devemos praticar o esvaziamento de nós mesmos para que Deus faça o milagre. Jesus mesmo disse que não realizou mais milagres por causa da incredulidade do povo e da falta de reverência a Deus. Saibamos nós que Deus é Deus. É Ele quem tem todo o poder e nós somos apenas servos. Não somos nós que decretamos. Nós obedecemos. Nos colocamos na posição para que Deus faça a sua parte. Mas, toda honra e toda glória deve ser dada ao Senhor. 
 
5. Para receber o milagre é necessário dar um mergulho de humildade em obediência e fé. 
    Ah meus amados! O quanto seria bom se aprendêssemos isso. Deus realiza grandes coisas para nós mas é preciso que façamos alguma coisa. Deus nunca trabalha onde há descaso, preguiça ou falta de ação. Diga ao povo que marchem, Deus falou a Moisés diante do Mar Vermelho. Esforça-te e tem bom ânimo, disse o Senhor a Josué diante do Jordão e Jericó. Elias concertou o altar antes de Deus enviar o fogo do céu. Tirai a pedra, disse Jesus antes de ressuscitar a Lázaro. Sempre Deus opera a partir das decisões e disposição do ser humano. Hoje estamos vivendo uma geração tão preguiçosa que querem receber as bênçãos de Deus sem fazerem nada. Os procuradores de milagres vão de lugares a lugares onde acreditam poder receber alguma coisa de Deus. Não leem a Bíblia, não vão à Escola Dominical, culto de ensino e oração, nem pensar. Mas, querem receber a bênção. Chaves de carro, casas, conta bancária gorda. Se isso é anunciado que o pregador é "usado" por Deus nessas coisas ai a igreja enche. 
 
6. Precisamos evitar a religião de mercado que vende bens em nome de Deus e torna o próprio Senhor um bem a ser comprado. 
    Estamos vivendo tempos trabalhosos como já havia alertado o Apóstolo Paulo a Timóteo. Hoje o que se vê são homens amantes de si mesmos, egoístas e profanadores da casa do Senhor. Uma lista enorme de pregadores vendendo a imagem de Cristo como se fosse um leilão. Contas bancárias são disponibilizadas para ajudar esse ou aquele proclamador das boas novas. Ilustres líderes religiosos envolvidos nas cúpulas do poder e fazendo suas fazendas aumentarem. Vendem os milagres de Deus e o transforma em mercadoria. A mercantilização das almas. O Profeta Eliseu mostra-nos o inverso de tudo isso. Ao rejeitar as oferendas de Naamã ele nos ensina que os milagres de Deus não são comercializados. 
 
7. Quando sabemos o que realmente é valioso na nossa vida não o trocamos por nada. 
    Para finalizar essa reflexão vamos pensar sobre a postura do jovem ajudante de Eliseu. Geazi vê uma oportunidade de ganhar dinheiro com mentiras. Corre atrás do general sírio e mente descaradamente. É o exemplo dos crentes ambiciosos e oportunistas. Não pensam na reputação dos verdadeiros servos de Deus, não se importam com as almas e desprezam a santidade de Deus. O fim desses hipócritas que povoam nossos templos será, no tempo de Deus, terem o castigo que merecem. Deus não se deixa escarnecer. Tudo que o homem semear, isto também ceifará. Quando sabemos o valor que temos para Deus não trocamos isso por nada. Não troque os dons que Deus te deu por posição, dinheiro ou qualquer outra coisa. Saiba o valor que você tem diante de Deus. 
 
    Que essas lições possam falar profundamente em seu coração. Veja o que você está fazendo enquanto servo do Senhor. De que adianta viver uma vida de falsidade aqui e, por fim, perder a salvação? Que o Senhor nos ajude a sermos perseverantes até o fim. Deus vos abençoe! 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário