sábado, 28 de maio de 2022

Meditações do Poeta Cacerense IX

    1. Devemos tomar muito cuidado, pois, as aparências, formalismos, fanatismos, ritos e práticas legalistas não são características do cristianismo do Novo Testamento. Cristianismo é a religião da liberdade cristã para servirmos a Deus em espírito e em verdade e não religião de ritos. Devo avaliar as minhas práticas cristãs e seguir, de fato, as orientações do Senhor Jesus Cristo. 
 
    2. O evangelho de Cristo, contido nas Sagradas Escrituras, é um só e é suficiente para todos os povos e culturas, e para todas às épocas. O método de apresentar esse evangelho pode ser diversificado conforme cada cultura e situação, mas a sua mensagem e o seu conteúdo não. É disso que muitos ainda não se deram conta. Se pedirmos sabedoria a Deus, teremos melhores condições de transmitir às verdades do evangelho. 
 
    3. Devemos viver e conviver em sociedade, mas não participar dos pecados de nosso tempo! Assim, mesmo que passe por antipático, por obedecer aos princípios cristãos, não devo me preocupar, pois, mais importa obedecer a Deus do que aos homens. Por outro lado, ninguém é livre para fazer o que deseja, mas não é escravo para que aceite o que não quer! Conviver é necessário, mas se associar aos pecados de nossa geração não! 
 
    4. Um bom amigo está presente em toda e qualquer circunstância. Grandes amigos não são formados nas festas, mas nas dificuldades e tristeza. O verdadeiro amigo não é aquele que a todo momento está te elogiando, mas aquele que o corrige, se preciso for, e dá bons conselhos. O valor da verdadeira amizade não tem preço! 
 
    5. Seja seletivo! É isso mesmo que você ouviu. Estabeleça prioridades. Use seu tempo de forma inteligente. Precisamos valorizar as pessoas em vez dos objetos, a família em vez das coisas, a igreja no lugar dos filmes e as amizades em vez do individualismo. 
 
    6. A sabedoria é um tesouro valioso que pode ser encontrado por aqueles que a buscam. Não podemos compará-la com nada neste mundo. Afinal, ela significa pôr em prática aquilo que sabemos, isto é, aplicar o conhecimento à nossa vida. Mas, a verdadeira sabedoria não se adquire numa sala de aula ou em uma biblioteca. Ela se encontra em Deus que é a fonte da sabedoria. 
 
    7. Devo aprender a confiar no Senhor e entregar-lhe os cuidados da minha vida. Quando faço isso eu tenho a certeza de uma vida dentro da vontade do Senhor e, uma vida com as orientações divinas, está destinada a ser uma vida de fé e plena confiança na sabedoria de Deus. 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário