quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Morreu, foi para o Céu! Será?

    "Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor"; Hebreus 12:14 
 
    Uns dizem: "Morreu e foi estar com Deus", outros dizem: "Foi cantar no céu", outros afirmam: "Está alegrando o céu com seu humor". A lista é enorme de concepções após a morte de alguém aqui na terra. Quando é uma pessoa simples, apenas os parentes e amigos mais próximos dizem tais palavras. Em certo sentido querendo amenizar a perda. Quando é uma pessoa de influência na sociedade, um cantor, um comediante, até mesmo um político, há uma grande comoção das pessoas. É onde vemos e ouvimos dizerem coisas como as afirmações acima. Não quero aqui questionar o lugar para onde essas pessoas foram. Eu não sei. Creio que ninguém saiba. Apesar de acreditarmos na vida após a morte, isso é uma concepção cristã. E ninguém voltou da morte para nos contar como foi isso (sei, tem pessoas que até arrepiou neste momento: "E Jesus?, perguntam) e a Bíblia afirma que ninguém subiu ao céu a não ser o que de lá desceu. 
 
    Não é o meu propósito entrar no mérito da teologia e das interpretações que se fazem a revelia dos textos sagrados. O fato é que a maioria das pessoas tem medo de falar sobre isso. Preferem viver uma vida alheia como se não fossem morrer um dia. E, por medo da morte, não falam sobre ela. Mas, quando alguém do seu círculo pessoal morre, então querem dar um conforto para suas crenças dizendo que a pessoa foi para o céu. Foi alegrar a presença de Deus. Foi cantar, fazer arte, pintar, dançar e fazer show no céu, como se o Céu, a morada do Altíssimo, fosse essa baderna que existe aqui. Vamos ser sinceros. Ninguém suportaria isso por muito tempo. Vamos deixar de ser hipócritas e sermos realistas. 
 
    De acordo com o texto no preâmbulo desta mensagem, duas coisas são necessárias para "vermos" o Senhor. Primeiro seguir a paz com todos. Veja bem, o texto não diz com meus amigos, meus familiares, com as pessoas que eu amo. Não. O texto é explícito e diz "COM TODOS". Isso inclui os meus desafetos, as pessoas que eu não gosto, as pessoas que eu acho escrotas, os meus inimigos, a prostituta, o eleitor desse ou daquele candidato, o mendigo na calçada... A lista é enorme. E eu pergunto: Quem faz isso? A maioria das pessoas não tem paz nem consigo mesmas. O que mais se vê é violência, gritaria, pancadaria, inveja, egoísmo. Cada um pensa só em si mesmo e dane-se os outros. Então, a primeira regra para se "ver" o Senhor são poucas as pessoas que a cumpre. 
 
    A segunda coisa é a "Santificação". De acordo com a doutrina cristã, a santificação é o processo de tornar algo ou alguém santo, ou seja, que possui santidade. A santidade se trata da separação e da renúncia daquilo que é considerado impuro, mau ou profano, a partir da dedicação a uma vida de devoção e consagração total a Deus. Então, outra vez eu pergunto: Quantos fazem isso? Quantas pessoas tem deixado de viver uma vida regrada aos desejos da sua carne, seguindo as suas próprias concupiscências, a soberba da vida e alienadas de tudo que é sagrado aos olhos do Senhor. Então, por que todas as pessoas que morrem foram para o céu? Deixe a venda cair de seus olhos e enxergue a verdade. Não viva uma vida de ilusão. "Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual NINGUÉM verá o Senhor". 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário