sábado, 16 de outubro de 2021

7 Realizações Universais do Calvário

    "E, levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Calvário, que em hebraico se chama Gólgota", João 19:17 
 
    Jesus Cristo para garantir a salvação de todos aqueles que nEle crê foi preciso morrer na cruz do Calvário. Não existe outra forma do ser humano alcançar a salvação a não ser por intermédio de Jesus Cristo. Quando olhamos para o acontecimento no Calvário entendemos a magnitude desse grande sacrifício. Neste estudo analisamos sete realizações universais do Calvário. 
 
1. No Calvário o poder da morte é quebrado. 
    "que nos salvou e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos dos séculos, e que é manifesta, agora, pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte e trouxe à luz a vida e a incorrupção, pelo evangelho", 2 Timóteo 1:9,10 
 
2. No Calvário o problema do pecado é resolvido. 
    "Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado." 1 João 1:7 
    "No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." João 1:29 
 
3. No Calvário a redenção eterna é efetuada. 
    "Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção." Hebreus 9:11,12 
 
4. No Calvário a reconciliação com o pecador é efetivada. 
    "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação". 2 Coríntios 5:17-19 
 
5. No Calvário a Igreja é formada. 
    "e, pela cruz, reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades." Efésios 2:16 
    "Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue." Atos 20:28 
 
6. No Calvário as coisas celestiais são purificadas. 
    "E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão. De sorte que era bem necessário que as figuras das coisas que estão no céu assim se purificassem; mas as próprias coisas celestiais, com sacrifícios melhores do que estes. Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer, por nós, perante a face de Deus;" Hebreus 9:22-24 
 
7. No Calvário a preeminência de Cristo é declarada. 
    "Foi para isto que morreu Cristo e tornou a viver; para ser Senhor tanto dos mortos como dos vivos." Romanos 14:9 
    "e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai." Filipenses 2:8-11 
    "olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus." Hebreus 12:2 
    "E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir os seus selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo, e nação;" Apocalipse 5:9 
 
    Através do sacrifício de Cristo na cruz do Calvário podemos desfrutar da salvação eterna. Alegre-se em Cristo. Não estamos perdidos e sem esperança. O Senhor Jesus Cristo nos resgatou de nossa vã maneira de viver e nos garantiu o acesso diretamente a Deus. Louvado seja o Nome do Senhor para sempre! 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário