quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Você acredita em "revelações" extra-bíblica?

    "Deus está me revelando"; "eu não fui revelado"; "estou aguardando uma revelação"; "Deus manda te dizer". Essas são algumas das absurdas frases presentes em nosso meio evangélico nos dias atuais. São revelações e mais revelações o tempo todo. Existem "lives" contínuas nas redes sociais só com revelações. Pessoas que proferem mentiras em nome de Deus afirmando que foram lhe dadas revelações para fulano, beltrano e sicrano. 
 
    Existem muitos por ai dizendo que estão recebendo determinadas revelações, que tiveram sonhos, visões, profecias e até contatos especiais com seres superiores. Pessoas que dizem que estão entrando no mundo das coisas invisíveis, enxergando imagens e ouvindo diferentes sons, tendo assim, experiências místicas. No entanto, fogem totalmente dos princípios da Palavra de Deus. Na verdade, a maioria dessas pessoas nem mesmo leem a Bíblia. 
 
    Usam e abusam da boa vontade das pessoas e da ignorância coletiva para destilarem suas inverdades, arrebanhando, assim, um número cada vez mais expressivo de adeptos. Fazem-se filas, lotam templos, onde está um suposto "profeta". Enquanto isso, nos cultos de oração e Escola Dominical os bancos estão vazios. O que percebemos é que estas supostas revelações acabam gerando atitudes extremadas e pouco racionais, pois criam seitas, outros se matam, outros levam adeptos ao suicídio e muitos mergulham num fanatismo sem precedentes. 
 
    Em Jeremias, Deus adverte esses falsos profetas: "Tenho ouvido o que dizem aqueles profetas, profetizando mentiras em meu nome, dizendo: Sonhei, sonhei. Até quando sucederá isso no coração dos profetas que profetizam mentiras, e que só profetizam do engano do seu coração?" (Jeremias 23:25,26). 
 
    Nos dias dos apóstolos isso também aconteceu. Paulo, cheio do Espírito Santo, no entanto, soube lidar com a situação. Está registrado em Atos dos Apóstolos. "E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo. E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu". (Atos 16:16-18). 
 
    Por experiência, o Apóstolo Paulo advertiu os crentes gálatas sobre esse perigo. Ele afirma categoricamente: "Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema". (Gálatas 1:8,9). 
 
    A verdadeira revelação de Deus para o ser humano é a sua santa e magnífica Palavra. E, na sua Palavra, o Senhor Jesus diz: "Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro". (Apocalipse 22:18,19). 
 
    Podemos concluir com isso que as revelações vão além do ensinamento bíblico. Por isso, é preciso tomar cuidado com essas supostas revelações que não têm nada de similar com o Evangelho de Cristo. Tudo aquilo que acontece no viver do cristão precisa conferir com a vontade de Deus e ter respaldo nos ensinamentos de Jesus. O que passar disso, seja amaldiçoado. 
 
    As revelações causam decepções. O que podemos verificar é que, com muita frequência, estas supostas revelações não são verídicas e não atingem os bons propósitos e, com isso, geram decepções. Não podemos esquecer que o inimigo de nossas almas veio para roubar, matar e destruir. Ele usa os falsos profetas e engana quem não estiver dentro da vontade de Deus. 
 
    Que o Senhor nos ajude a sermos mais prudentes. Vamos ficar com a Bíblia, a verdadeira revelação de Deus. 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário