sábado, 16 de outubro de 2021

7 Diferentes Tipos de Consciências

    "Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé". 1 Timóteo 1:19 
 
    Você consegue deitar na sua cama a noite e ter um sono tranquilo? Ou a sua consciência pesa? Será que você já não sente mais nada porque a sua consciência está cauterizada pelo pecado? Como está sua situação diante de Deus que esquadrinha os nossos pensamentos e conhece a nossa consciência? Eis questões pertinentes para uma séria reflexão. Vamos analisar, à luz da Palavra de Deus, sete diferentes tipos de consciências. Veja em que situação você está. 
 
1. Fraca. 
    "Porque, se alguém te vir a ti, que tens ciência, sentado à mesa no templo dos ídolos, não será a consciência do que é fraco induzida a comer das coisas sacrificadas aos ídolos? E, pela tua ciência, perecerá o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu. Ora, pecando assim contra os irmãos e ferindo a sua fraca consciência, pecais contra Cristo". 1 Coríntios 8:10-12 
 
2. Pura. 
    "Dou graças a Deus, a quem, desde os meus antepassados, sirvo com uma consciência pura, porque sem cessar faço memória de ti nas minhas orações, noite e dia;" 2 Timóteo 1:3 
 
3. Boa. 
    "antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom procedimento em Cristo", 1 Pedro 3:15,16 
 
4. Fiel. 
    "porque é coisa agradável que alguém, por causa da consciência para com Deus, sofra agravos, padecendo injustamente. Porque que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas, se fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus". 1 Pedro 2:19,20 
 
5. Contaminada. 
    "Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes, o seu entendimento e consciência estão contaminados. Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda boa obra". Tito 1:15,16 
 
6. Cauterizada. 
    "Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência", 1 Timóteo 4:1,2 
 
7. Perfeita. 
    "quanto mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará a vossa consciência das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? E, por isso, é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna". Hebreus 9:14,15 
 
    Ter uma consciência pura e fiel a Deus deve ser a principal meta de nossas vidas. Afinal, não podemos mentir para o Senhor e Ele conhece os nossos pensamentos. Busque a presença do Senhor. Peça perdão pelos teus pecados e viva na direção do Espírito Santo. Existe um provérbio francês muito bacana que diz: "Não existe travesseiro mais macio do que uma consciência limpa". Que assim seja em nossa vida. 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário