terça-feira, 17 de janeiro de 2023

O que contamina o ser humano vem de seu próprio interior

    Uma grande verdade que não podemos ignorar diz respeito a nossa natureza pecaminosa. O ser humano tem se afastado de Deus desde a sua queda no Jardim do Éden e, cada vez mais, distanciado do seu Criador. Por mais que haja uma oferta dada pelo próprio Deus para a salvação da humanidade, a grande maioria preferem continuar nos caminhos pecaminosos. Apesar da pecaminosidade humana, todos podem ser alcançados pela fé em Cristo Jesus. É o que afirma a Palavra de Deus, primeiramente mostrando a situação do ser humano. “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Romanos 3.23. Em seguida, apresentando a solução do problema. "Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens", Tito 2:11. O que, então, impedem que as pessoas voltem-se para Deus e sejam salvas? O pecado. 
 
    Jesus mesmo afirmou que o que contamina o ser humano vem de seu próprio interior. "Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios, Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem." Marcos 7:21-23. Isso nos mostra que devemos nos afastar do pecado. É o que a Palavra de Deus nos recomenda. "Mas a fornicação, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos; Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças. Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência." Efésios 5:3-6. 
 
    No entanto, isso não é uma tarefa fácil. Não conseguimos a santificação com as nossas próprias forças. Dependemos de Deus para sermos vitoriosos nesta luta. E, por isso, devemos estar revestidos do novo homem como recomenda a Palavra de Deus. "Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas. Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca." Colossenses 3:5-8. 
 
    Isso se faz necessário porque vivemos dias trabalhosos como nos aponta a Bíblia. "Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te." 2 Timóteo 3:1-5. Dessa forma sabemos que só pela misericórdia de Deus para sermos vitoriosos. Só quando entregamos nossas vidas ao Senhor Jesus é que conseguimos ser transformados e vivermos uma vida que agrada a Deus. 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário