segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

A obediência a Deus é o segredo da vitória

    "Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros." 1 Samuel 15:22. 

    O grande mal que assola a nossa comunhão com Deus chama-se desobediência. A maioria dos cristãos não querem ou se esforçam para obedecer a Palavra de Deus. Na verdade, uma grande maioria nem mesmo dá-se ao trabalho de ler a Bíblia, quanto mais obedecê-la. Infelizmente, vivemos uma época em que cada um segue as suas próprias diretrizes e não se preocupam com as consequências de suas escolhas. Logicamente que, o que vemos, são muitas pessoas desviadas do caminho do Senhor e, aqueles que ainda estão na Igreja, sente um esfriamento espiritual assustador. A Bíblia, a Palavra de Deus diz que obedecer a Deus é melhor do que sacrificar. Esse principio deveria ser observado pelos filhos de Deus o tempo todo. No entanto, não querem obedecer os princípios da Palavra de Deus. "Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos. Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus." Salmos 51:16,17. Precisamos de um quebrantamento urgente. Um genuíno arrependimento e uma volta aos princípios da Palavra de Deus. Pelo desvio que estamos fazendo das orientações contidas na Palavra de Deus, estamos diante de uma igreja onde temos muitos fracos e doentes e muitos que dormem. 

    A obediência é uma evidência da salvação. "Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues." Romanos 6:16,17. Não existe outra explicação para os desobedientes: estão fazendo a vontade do Diabo. Se não obedece os preceitos da Palavra de Deus estás servindo aos prazeres do mundo e, consequentemente, servindo a vontade de Satanás. Se não obedece os princípios da Palavra de Deus, então não é salvo. A prova cabal de que fomos transformados pela Palavra de Deus é quando somos obedientes a Deus. "Por isso também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes." 1 Tessalonicenses 2:13. 

    Desobediência a Deus é sinônimo de rebelião. "E, ouvindo-o o profeta que o fizera voltar do caminho, disse: É o homem de Deus, que foi rebelde à ordem do Senhor; por isso o Senhor o entregou ao leão, que o despedaçou e matou, segundo a palavra que o Senhor lhe dissera." 1 Reis 13:26. Infelizmente nos dias atuais temos visto muitos crentes desobedientes sendo devorados pelos "leões" da maldade. Afastam-se de Deus por coisas banais e menosprezam os ensinos da Palavra de Deus. Não dão créditos aos ensinos, não frequentam os cultos de ensino e oração e, para piorar a situação, quase nunca vão à Escola Dominical. Infelizmente para esses, o perigo da desobediência é muito maior. "Porquanto se rebelaram contra as palavras de Deus, e desprezaram o conselho do Altíssimo." Salmos 107:11. 

    Por fim, o que for fiel até a morte, receberá a coroa da vida. "Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida." Apocalipse 2:10. A mensagem do Senhor é real. Se formos fieis até a morte, se obedecermos a sua Palavra, receberemos do Senhor a coroa da vida. Que possamos seguir o exemplo do Apóstolo Paulo que, mesmo em meio as inúmeras perseguições e tribulações, não negou o Nome do Senhor por nada. No final de sua vida ele pôde deixar essas palavras imortais para o nosso consolo. "Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda." 2 Timóteo 4:6-8. Se observarmos com muita atenção, iremos perceber que é muito melhor obedecer do que sacrificar. Que Deus nos ajude nessa caminhada da obediência à sua Palavra. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário