quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Como não deixar o nosso coração ser enganado

    "Guardai-vos, que o vosso coração não se engane, e vos desvieis, e sirvais a outros deuses, e vos inclineis perante eles;" Deuteronômio 11:16. 

    Há sempre uma advertência solene sobre o cuidado que devemos ter com o nosso coração para que não sejamos enganados. É curioso quando paramos para refletir sobre isso. O coração, simbolicamente, representa a fonte dos nossos sentimentos e é o local onde muitas coisas podem acontecer. Os apaixonados destacam a paixão que sentem no coração. Os exilados expressam o sentimento de saudade que sente no coração da sua terra natal e, os devotos, entregam seus corações aos deuses. No nosso caso, especificamente, devemos entregar o nosso coração ao Senhor. 

    O grande detalhe é que o nosso coração é enganoso. Por isso devemos ter muito cuidado com o que vemos e ouvimos para não sermos enganados pelas ilusões da vida. A advertência aos filhos de Israel ecoa até nós e nos chama para um concerto com Deus. Guardai-vos, que o vosso coração não se engane. Este é o nosso objetivo e para isso devemos nos atentar para as orientações da Palavra de Deus. "Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar-se-á o meu coração, sim, o meu próprio." Provérbios 23:15. Aqui podemos perceber que para não sermos enganados pelo coração ele deve ser um coração sábio. 

    Mas, como ter um coração sábio? Observando a Palavra de Deus. "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti." Salmos 119:11. Podemos perceber aqui que um coração que medita na Palavra de Deus está bem mais propenso a ser sábio. E a sabedoria é a melhor coisa que podemos querer adquirir. Melhor do que as riquezas, melhor do que qualquer outra coisa. O coração sábio alegra o coração de Deus. Que a nossa oração seja semelhante ao do salmista "Inclina o meu coração aos teus testemunhos, e não à cobiça." Salmos 119:36. 

    Que o Senhor nos ajude a não deixarmos o nosso coração ser enganado, mas que seja um coração voltado sempre para a Palavra de Deus e cheio da graça de Deus. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário