terça-feira, 10 de janeiro de 2023

7 Grandes mentiras que contaram a você

    Você é daqueles que acredita em qualquer coisa que lhe dizem? Ou será que você é daqueles que examina atentamente o que te falam? Existem pessoas que acreditam em teorias e conjecturas das mais absurdas mundo afora. Em nosso meio, é perceptível vermos pessoas que acreditam em mentiras proferidas ao longo do tempo. Alguns até defendem essas mentiras como se fossem verdades. No entanto, precisamos analisar todas as fontes de informações e tomarmos a direção certa para as nossas vidas. Quem sabe você tem acreditado em mentiras que te contaram. Quero destacar 7 grandes mentiras que contaram a você e espero, de coração, que busque respostas para as suas dúvidas e incertezas. Essas grandes mentiras estão relacionadas à salvação. 

    1. Deus só quer o coração. 
    Essa é uma mentira que é muito disseminada por todos os lados. Eu pergunto: você acredita mesmo que Deus seja açougueiro para querer só o coração? A Bíblia destaca que o Senhor deseja a nossa vida por completa, isto é, Espírito, alma e corpo. "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." 1 Tessalonicenses 5:23. Como você pode ver, a recomendação é que tenhamos uma vida por completa dedicada a Deus. Quanto ao coração, a Bíblia afirma que ele é "enganoso". Se você acreditava nessa mentira, está na hora de considerar essa questão. 

    2. No final, todas as pessoas serão salvas. 
    Essa mentira tem nome. Chama-se Universalismo. Essa falsa doutrina ensina que, no final, todas as pessoas serão salvas, sem exceção. Nessa falsa doutrina, mesmo aquelas pessoas que não viveram de acordo com a Palavra de Deus, que não creram em Jesus e que não obedeceram os seus mandamentos, serão salvas. No entanto, a Bíblia diz claramente que não é assim. "Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus." João 3:17,18. Existe sim uma escolha que cada um de nós devemos fazer e, se não a fizermos, arcaremos com as consequências. Portanto, se te contaram essa mentira, procure descobrir a verdade e aceite a Jesus como Senhor e Salvador de sua vida. 

    3. Todos são Filhos de Deus. 
    Essa mentira é bastante utilizada e serve para trazer um "falso consolo" para todos aqueles que ainda não se decidiram por Jesus. Acreditam que todos são Filhos de Deus e, por Ele ser bondoso, todos serão salvos independente do que praticaram. No entanto, a Bíblia é bem explícita em relação a isso. "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus." João 1:12,13. Quem são os Filhos de Deus? Os que creem em Jesus! 

    4. Deus tem coisas mais importantes para se preocupar. 
    Os adeptos dessa grande mentira afirmam que Deus não vai ficar preocupado com os seres humanos tendo um Universo desta imensidão para cuidar. No entanto, a Palavra de Deus nos diz o contrário. O Senhor Deus cuida de cada um de nós com um cuidado muito especial. "E apareceu-lhe o Senhor naquela mesma noite, e disse: Eu sou o Deus de Abraão teu pai; não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão meu servo." Gênesis 26:24. O exemplo de Jacó é importante para entendermos isso. No meio do deserto, totalmente sozinho e Deus lhe aparece e diz que está com ele. Jesus afirmou que estaria conosco todos os dias até a consumação dos séculos. 

    5. Todos os caminhos levam a Deus. 
    Essa talvez seja a mentira mais perigosa de todas. A maioria das pessoas que dizem essa mentira fazem com a intenção de deduzir que todas as religiões estão corretas e que, independente do que pregam, todas levam a Deus e que todas, de alguma forma, salvam as pessoas. Sinto informa-lhes que isso é uma grande mentira. Só há um caminho que leva a salvação e ele é através de Jesus Cristo. "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." João 14:6. Os outros caminhos são largos e espaçosos. O caminho da salvação é estreito e apertado. "Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem." Mateus 7:13,14. Faça uma análise sobre isso e refute essa mentira que pode te levar a perdição. 

    6. Salvação por obras. 
    Essa é uma mentira muito utilizada em nosso meio. Dizem as pessoas que "se você não matar, não roubar, ser bonzinho, você será salvo e herdará o reino de Deus". Mentira! Isso é uma falácia enganosa e muito perigosa. Devemos fazer boas obras, mas não para sermos salvos e sim, porque somos salvos. A salvação não vem das obras. "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;" Efésios 2:8,9. Portanto, não se deixe enganar com falsas verdades. A salvação é um dom de Deus, um favor imerecido, uma dádiva. Ninguém será salvo só porque pratica boas obras. 

    7. Se te faz feliz, não é errado! 
    Eita mentira perigosa. Provavelmente criada pelo próprio Satanás na intenção de enganar descaradamente. Na verdade, nem tudo o que te deixa feliz deixa de ser errado. Os prazeres desta vida, por exemplo, que a nossa carne deseja. No mundo capitalista e consumista é fácil desejarmos muitas coisas ilícitas para sermos felizes. Por isso a Bíblia nos diz que os desejos do coração pode nos enganar porque o nosso coração é enganoso. Na verdade, o que devemos fazer é buscar agradar a Deus. O que nos faz feliz deve ser e estar de acordo com a vontade do senhor. "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus." 1 Coríntios 10:31. 

    Por fim, Jesus falou duramente sobre o diabo. "Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira." João 8:44. Neste sentido, devemos tomar muito cuidado com as mentiras que são espalhadas por ele. Aceite a verdade de Jesus Cristo e mude a direção da sua vida. Que Deus em Cristo abençoe a todos! 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário