"Revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes."
1 Pedro 5:5.
Um crente que anda em humildade escapa das terríveis consequências do orgulho. A soberba, que é uma manifestação do orgulho, é uma praga maligna. Ela se aloja no coração. "Aquele que murmura do seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não suportarei."
Salmos 101:5. E depois, conforme a Palavra de Jesus, contamina todo o ser humano. A soberba domina o ser humano desde os seus pés até à cabeça, porque os olhos se tornam altivos, cega a vista e a boca começa a pronunciar palavra de grande altivez.
O crente deve pedir que Deus o guarde da soberba. O Diabo, o nosso inimigo, procura sempre tentar o crente à soberba. Foi este pecado que o derrubou quando, na eternidade, ainda antes que houvesse tempo, era um querubim ungido, com o nome de Lúcifer. Por causa do seu esplendor, ele então se corrompeu e desejou ser maior do que o próprio Deus. Por isso ele foi lançado para fora do céu. O verdadeiro crente, transformado pelo poder de Jesus, tem como característica a humildade.
A salvação é um andar na presença de Deus, conforme a sua vontade, e não segundo a carne. O verdadeiro cristão que é humilde quer sempre, de coração, obedecer os mandamentos do Senhor. Aquele que é humilde dá a glória a quem ela pertence, isto é, ao Senhor. Ele sabe que tudo o que possui foi recebido de Deus e tudo que fazemos é pela graça de Deus e, dessa forma, só Ele merece toda honra e toda glória. Aquele que busca a glória para si mesmo e quer aparecer não está sendo humilde o bastante para engrandecer o nome do Senhor e está, de forma muito perigosa, incorrendo no perigo da soberba e do orgulho.
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense
Nenhum comentário:
Postar um comentário