sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

O amor cristão não deve ser meramente emocional

    "Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união."  Salmos 133:1. 

    Em tempos de tanta intolerância faz-se necessário uma reflexão sobre a nossa conduta enquanto cristão e nosso relacionamento com nossos irmãos. Nenhum relacionamento real subsiste entre Deus e o ser humano, se este não se relaciona bem com os irmãos. Em épocas de perseguição ou de "apertos" em todos os sentidos, o amor e o companheirismo cristão é de extrema valia. O amor que devotamos a Deus deve ser estendido aos nossos irmãos, pois o relacionamento entre os crentes está intrinsecamente atrelado ao plano de Deus para a igreja. 

    O amor divino em nós é a maior de todas as virtudes cristãs, mais importante que a fé ou a esperança. "Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor." 1 Coríntios 13:12,13. O amor cristão não consiste meramente em emoção; é uma qualidade da alma, mediante a qual o crente sente vontade de servir ao próximo. Ele leva a pessoa a considerar seus semelhantes sempre com benevolência, estima, respeito, justiça e compaixão. Este amor exemplificado por Cristo permeia todo o evangelho e é, em resumo, a essência do Cristianismo. 

    Vivemos tempos difíceis e sabemos, pelos acontecimentos, que o fim está próximo! Daí ser necessário mais sobriedade, discernimento, oração e um profundo amor entre os irmãos, numa vida de sinceros préstimos e dedicação. Seja qual for a ajuda ou serviço que prestemos aos outros, conforme o dom ou a graça que recebemos de Deus, deverá ser feito no espírito de amor para que o produto final do nosso trabalho seja sempre a glorificação de Deus. Deixe o amor de Deus abundar em seu coração e viva o amor intensamente. Assim, teremos condições necessárias para amarmos o próximo como a nós mesmos. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário