sábado, 7 de janeiro de 2023

Meditações do Poeta Cacerense XXXVII

    1. O Senhor Deus conclama um exército, os filhos dos homens, para uma grande batalha. Não tenha medo se você não se acha capaz. Se Ele chama Ele capacita! Nossa capacidade vem de Deus! O que precisamos, urgentemente, é nos colocarmos diante dEle com humildade para sermos cheios do seu Espírito e assim fazermos a obra que está para ser realizada. Seja um voluntário nesta causa. Tenha o coração sensível à voz de Deus. 

    2. Há uma séria advertência àqueles que fazem a obra de Deus de forma relaxada. A pessoa para falar a Palavra de Deus tem que, no mínimo, ter estudado e meditado nesta palavra. Alguns até dizem que “na hora o Espírito Santo faz lembrar”. Lembrar o que? O que estudou. Alguns acham que podem dar uma explicação lógica apenas abrindo a Bíblia e lendo o primeiro versículo que encontra. Na verdade, isso não passa de pouco caso com a Palavra de Deus. Os grandes mestres passaram suas vidas meditando e buscando o auxílio do Senhor para que pudessem transmitir ao povo a mensagem de Deus. 

    3. Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós sendo nós ainda pecadores. Sim, amigos, pelos nossos pecados merecíamos a morte “porque o salário do pecado é a morte”. Porém, Jesus se entregou a si mesmo, o justo pelo injusto, e morreu lá na cruz pelos nossos pecados. A salvação é um dom gratuito de Deus para os homens e é recebida pela fé em Jesus, aceitando-O como Senhor e Salvador. 

    4. Chega um momento na vida em que precisamos sacudir o mofo da rotina e provocar uma revolução nas estruturas de nossas vidas. Combater o marasmo que sorrateiramente apossa de nossas energias e as sugam como sanguessugas destrutivas. Transformar as incertezas em objetivos traçados para uma nova realidade. Acreditar que é possível caminhar novos horizontes e alcançar novos objetivos. 

    5. Nossa vida é marcada pelas dificuldades e labutas diárias. Mesmo o mais importante dos seres humanos passa por momentos de angústias e questionamentos, pois ninguém está isento de dissabores. Está é uma lei natural da vida, mas existe uma diferença dos que encontram refúgio em Deus e daquele que não tem onde se socorrer. 

    6. Só Deus conhece e só Ele pode transformar os corações. Nossa natureza pecaminosa só quer o mal. Só deseja as coisas deste mundo. Mas a Palavra de Deus afirma que este mundo passa e a sua concupiscência, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. Temos uma escolha a fazer. Será que vamos tentar enganar a Deus levando uma vida mais ou menos. Hoje forte na presença de Deus e amanhã fraco, pensando em desistir de tudo, ou vamos nos colocar diante dEle com o coração contrito e cheio de esperança que Ele transforme a nossa vida? Deus é quem pode nos dar um coração puro, mas nós precisamos desejar isso do fundo do nosso coração. Deus respeita as nossas escolhas. Então, que possamos escolher ser cheios do Espírito Santo de Deus. 

    7. Não dá para viver uma vida medíocre diante de Deus. Não podemos ser mornos. Deus precisa, mais do que nunca, de homens e mulheres que façam a diferença. Estamos vivendo os últimos dias da Igreja na face da Terra e Satanás nunca trabalhou tão intensamente como agora. Não podemos ficar parados e ver o que acontece. Jesus pagou um alto preço pela nossa vida. Devemos dar o nosso melhor para Deus. Precisamos ter um coração puro. Precisamos nos humilhar diante da potente mão do Senhor e clamar pela transformação dos nossos corações. Temos um campo enorme para ser conquistado. Deus está procurando pessoas para estarem na brecha. 

    8. O escritor aos Hebreus nos recomenda deixarmos os embaraços e o pecado que tão de perto nos rodeia. Não é fácil porque vivemos dias em que já não se faz mais distinção do que é pecado. Na verdade, existe uma filosofia de que tudo pode ser permitido dependendo do contexto e da ocasião. Que problema tem usar isso ou ver aquilo? Aos olhos da maioria não tem problema nenhum porque devemos nos despojar dos estereótipos e preconceitos estabelecidos pela sociedade. Isso já é um embaraço para a caminhada cristã. Se queremos ser vasos de honra em meio uma sociedade corrompida devemos seguir os mandamentos de Jesus. Renunciar a nós mesmos, levar nossa cruz e seguir os passos do Mestre. Ao pensar nisso eu clamei com toda força do meu coração: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro!” Só dessa forma serei capaz de viver uma vida que agrada a Deus. Mas, isso não está em mim. Só Deus pode fazer isso por mim. Por isso a minha oração é uma oração de dependência àquele que tudo pode. 

    9. Quando entendemos que o ser humano foi criado por Deus para sua adoração, então compreendemos o propósito da criação. Cada um de nós temos uma função nesta vida. Fomos feitos semelhante a Ele e com a função de O adorar na beleza da Sua santidade. Quando entendemos isso temos convicção do que somos. E, quando isso acontece, o medo e as angústias deste mundo já não nos deixam preocupados porque sabemos que Deus cuida de nós. 

    10. Somente o Senhor é poderoso para cuidar de nossas vidas e dar-nos o alento na hora certa. Melhor é confiar no Senhor, naquilo que Ele pode fazer por nós do que na força ou sabedoria humana. Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor. Só Ele é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Sabe o segredo da vitória em sua vida? Confiar no Senhor. Entrega teu caminho ao Senhor, confia nEle e Ele tudo fará. 

    11. Quando olhamos para a graça de Deus derramada sobre as nossas vidas pelo fato dEle ter ouvido o nosso clamor e inclinado os seus ouvidos para nos atender é motivo de agradecermos por tão maravilhosa bondade. Veja com os olhos da fé essa atitude. Pense em uma criança que deseja ser atendida por um adulto. Para que possamos ouvi-la é necessário que nos inclinemos. Essa foi a atitude de Deus para conosco. Ele inclinou para nós e ouviu o nosso clamor. Dessa forma deveremos ser grato a Ele por essa misericórdia. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário